Arapiraca e Santana tem escassez de vagas em leitos de UTI para pacientes com Covid-19
Em hospitais de Arapiraca há apenas cinco leitos intensivos vagos, em Santana, apenas um
A taxa de ocupação para leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 segue tendência de alta desde a semana passada e volta a preocupar as autoridades de saúde pública principalmente no interior de Alagoas. Apesar da taxa de ocupação geral ainda ser inferior a 60%, alguns hospitais do interior do Estado estão com a capacidade praticamente esgotada.
Um deles é o Hospital Regional Clodolfo Rodrigues, o único que dispõe de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 no município. Conforme o mapa de ocupação de leitos da Secretaria Estadual de Saúde, na tarde de domingo (23), a unidade hospitalar estava com 100% do total de 30 leitos clínicos ocupados e com apenas um leito de UTI - dos 15 existentes - disponível, que corresponde a 93% de ocupação.
Ou seja, o hospital hoje só tem condições de oferecer suporte a mais um único paciente que necessite de intubação. Se mais de um dos 30 pacientes que estão no leito clínico sofrerem piora, terão que ser transferidos para outra unidade em outro município.
A opção, no entanto, não deve ser Arapiraca, que também está com a taxa de ocupação de UTI alta. Do total de 72 leitos de UTI nos hospitais do município, 90% estão ocupados, restando apenas sete vagas para atender intercorrências de 85 pacientes que estão ocupando os leitos clínicos. A ocupação desses leitos de enfermaria - que não possuem equipamentos de intubação é de 74% do total de 115 vagas.
O Hospital de Emergência do Agreste, unidade hospitalar que possui o maior número de leitos no município, está com a UTI-Covid totalmente lotada. Todos os 37 leitos com equipamentos de ventilação mecânica estão em uso no momento. Em relação aos leitos clínicos, a ocupação é de 78% dos 60 na ala de isolamento.
Nesta segunda-feira (24), a assessoria da unidade hospitalar divulgou que, no último fim de semana foi registrado aumento na quantidade de internações de pacientes com Covid-19 no HEA. Entre a sexta-feira (21) e a noite de domingo (23), mais 29 pacientes infectados pelo coronavírus deram entrada no hospital, 70% a mais que o mesmo período da semana anterior, que registrou 17 atendimentos.
Em Arapiraca, as vagas de UTI-Covid que ainda restam se encontram nos hospitais Chama e Regional. Confira abaixo a lotação de leitos-Covid nas unidades hospitalares do município.
Hospital de Emergência do Agreste
60 leitos clínicos e 47 ocupados (78%)
37 UTI adulto e 37 ocupados (100%)
Hospital Chama
25 UTI adulto e 21 ocupados (84%)
30 leitos clínicos 23 ocupados (77%)
10 leitos clínicos pediátricos e 6 ocupados (60%)
Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho
10 leitos UTI adulto e 7 ocupados(70%)
15 leitos clínicos e 9 ocupados (60%)
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
