Próxima safra de arroz tem projeção de quase 20 mil toneladas
Ao todo, são 150 lotes de terra utilizados para a plantação do grão na região do Baixo São Francisco
Mesmo na maior pandemia dos últimos 100 anos, a agricultura alagoana se mantém forte e continua produzindo. Graças à assistência técnica do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), manejo de solo, traços culturais e a boa qualidade das sementes distribuídas pelo Governo, a safra de arroz de 2021/2022 tem uma projeção de 19,4 mil toneladas.
Ao todo, são 447 lotes de terra utilizados para a plantação do grão na região do Baixo São Francisco, com sementes variadas, sendo uma delas a Catiana, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e aplicada pela Emater.
Essa variação do arroz, fruto de pesquisa científica, foi rapidamente aceita pelos agricultores, uma vez que ela é altamente produtiva e fácil de manejar.
O técnico do Baixo São Francisco, Flavio Jodecian, conta que, mesmo com a alta dos custos de produção (maquinários, fertilizantes e defensivos agrícolas), o constante problema de drenagem e a falta de mão de obra, a assistência técnica prestada pela Emater tem sido de imensa importância para garantir a safra.
“É um trabalho direcionado ao produtor, que leva a ele novas tecnologias, inovações e novos caminhos de comercialização do produto”, ressaltou Flavio, valorizando a ação do Instituto na região.
AL deve ter o 2º maior aumento na safra em 2021 no Nordeste
Divulgado no último dia 8 de abril, o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimou que Alagoas deve ter o segundo maior aumento na safra para 2021 no Nordeste.
Os dados mostram que o estado deverá crescer 24,4% na safra de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para este ano, chegando a 123.855 toneladas.
Últimas notícias
Hamburgueria diz que cliente usou IA para criar barata e pedir reembolso
Limoeiro de Anadia participa de congresso voltado ao fortalecimento do SUS
Paty Maionese celebra 24 anos de carreira no Dia da Drag Queen
'Estava cego pelo vício', diz mãe que associa morte do filho às apostas
Edilza Alves confirma apoio a Arthur e Álvaro Lira e Fernando Pereira
Rafael Brito conquista aprovação de projeto que amplia inclusão de estudantes com autismo nas escolas
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
