Política

Secretária de Saúde de Arapiraca participa de audiência pública na Câmara Municipal e esclarece dúvidas sobre Covid-19

"Antes de ser secretária, sou uma pessoa que preza a vida de todos, por isso, a minha preocupação com o atendimento", disse a médica

Por Assessoria/Câmara 25/05/2021 15h03 - Atualizado em 25/05/2021 15h03
Secretária de Saúde de Arapiraca participa de audiência pública na Câmara Municipal e esclarece dúvidas sobre Covid-19
Secretária de Saúde de Arapiraca, participa de audiência pública na Câmara Municipal para falar sobre Covid-19 - Foto: Assessoria/Câmara

Atendendo ao convite de um requerimento aprovado na Câmara Municipal de Arapiraca, a secretária de Saúde de Arapiraca, médica infectologista Luciana Fonseca, esteve, na manhã desta terça-feira (25), participando de uma audiência pública presidida pelo vereador Thiago ML, onde teve a oportunidade de esclarecer sobre o destino dos recursos recebidos pelo município para o combate à Covid-19.

O convite foi feito pelo próprio presidente da Câmara, e assinada pelos vereadores Dr.Fábio, Zé Carlinhos, Melquisedec de Oliveira, Adriano Targino, Márcio Marques, Fabiano Leão, Ginaldo Muniz (Bicudo).

Ao iniciar a sua explicação sobre os recursos, a titular da pasta pediu aos vereadores que aprovem o projeto de Dotação Orçamentária para que haja continuidade ao atendimento na saúde. Segundo a secretária, a orientação que o prefeito Luciano Barbosa, tem dado a equipe, é que trabalhe com afinco para que a população possa ser atendida.

Durante a sua explicação, Luciana Fonseca por várias vezes chorou ao falar que na condição de secretária e ser humano, se sentia triste ao ver uma família inteira infectada e defendeu o tratamento precoce como forma de evitar internamentos e mortes.

Ao responder sobre a fiscalização por parte da secretaria, Luciana Fonseca, disse que o órgão está fiscalizando, porém, pediu a conscientização de todos, principalmente no que se refere a Covid-19, alertando que as pessoas devem continuar usando máscaras e mantendo o distanciamento.

Outro assunto abordado pela secretária, foi com relação aos medicamentos comprados pela secretaria ao Conisul. Ela disse que recebeu e está próximo de normalizar.

A secretária falou, ainda, sobre as empresas que participam dos pregões, ganham a licitação em Arapiraca e também participam de outros pregões em outras cidades e por conta dos valores, deixam de vender para quem iniciou as negociações. Sobre o assunto, a secretária disse que vai entrar na Justiça contra tais empresas que ganharem essa licitação e abortem as vendas, o que classificou de absurda essa atitude.

Os vereadores por unanimidade, pediram que a secretária de Saúde, envie à Câmara Municipal, o relatório contendo detalhadamente todos os gastos com a Covid-19, para que desta forma, possam passar para a sociedade os gastos.

Em várias oportunidades, a secretária deixou clara a sua intenção que era ajudar o máximo possível a evitar mortes com um tratamento preventivo.

"Antes de ser secretária, sou uma pessoa que preza a vida de todos, por isso, a minha preocupação com o atendimento", disse a gestora.

Questionada pelos vereadores sobre o atendimento do SUS, especificamente quanto à Covid-19, Luciana Fonseca, classificou o Sistema Único de Saúde, em Arapiraca, como excelência e que até tem recebido felicitações pelos atendimentos.

Os vereadores também queriam saber da secretária, quanto a administração municipal estava investindo na saúde.

Ela disse que esse investimento em Arapiraca, estavam em torno de 30%, muito mais do que preconiza o Ministério da Saúde, de acordo com a Lei 141/2012 determine que os municípios invistam o porcentual mínimo de 15% de sua arrecadação em ações de saúde.