Postos de vacinação de Arapiraca estarão abertos durante final de semana para finalizar imunização de grupos prioritários
Confira o horário de funcionamento dos postos de vacinação de Arapiraca durante o final de semana
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, abrirá os três postos de vacinação contra a Covid-19 durante o final de semana para finalizar a aplicação da primeira dose nos arapiraquenses que fazem parte dos grupos prioritários.
De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, o objetivo é finalizar esta etapa do PNI para poder dar início a vacinação da população sem comorbidade, que receberá os imunizantes de forma gradativa, por idade.
No sábado, o Sesc Arapiraca e o Ginásio da Escola Pedro Reis funcionarão das 8h às 17h, enquanto o Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping funcionará das 8h às 14h. Já no domingo, os três postos de atendimento funcionarão no mesmo horário, das 8h às 14h.
É importante deixar claro que os grupos prioritários são discriminados através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em consonância com o Plano Nacional de Imunização (PNI). Confira abaixo a lista de grupos que estão aptos à vacinação e seus respectivos pré-requisitos:
Profissionais da Saúde Autônomos ou Contratados:
Autônomos - Devem apresentar a certidão de regularidade do respectivo Conselho de Classe e um dos seguintes documentos:
- Documentação comprobatória da condição de Microempreendedor Individual (MEI);
- Conta de energia de imóvel comercial em seu nome ou em nome de sua empresa;
- Autodeclaração de efetivo exercício da atividade profissional na área da Saúde, acompanhada de três contratos de prestação de serviço ou de três declaração de pacientes, notas fiscais ou contratos de vinculação a planos de saúde privados.
Contratados - Devem apresentar a certidão de regularidade do respectivo Conselho de Classe e um dos seguintes documentos:
- Declaração de Vínculo Empregatício emitida pelo diretor-geral ou diretor médico, atestando a condição do trabalhador;
- Contracheque atualizado (mês anterior);
- Carteira de Trabalho comprovando o vínculo ativo.
- Obs.: São considerados profissionais da Saúde autônomos quem possuiu Ensino Superior Completo nas áreas da saúde e trabalha de forma regular por conta própria, como médicos, enfermeiros (técnicos e auxiliares), nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos (desde que atuem na área da saúde), odontólogos, farmacêuticos, biomédicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física (bacharelado) e médicos veterinários.
Trabalhadores da Limpeza Urbana:
- Devem apresentar documento que comprove o vínculo empregatício com a Prefeitura de Arapiraca ou com a empresa responsável pelo recolhimento de lixo doméstico na cidade.
Vigilantes Municipais:
- Devem apresentar documento que comprove o vínculo empregatício com a Prefeitura de Arapiraca ou com a empresa responsável pelo recolhimento de lixo doméstico na cidade.
Catadores de materiais recicláveis:
- Devem apresentar documento que comprove vínculo com sua respectiva associação.
Trabalhadores do Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros:
- Estão aptos a receberem o imunizante motoristas e cobradores do transporte urbano, intermunicipal ou interestadual, desde que residam em Arapiraca;
- Moradores e cobradores de transporte complementar também estão contemplados nesta etapa de vacinação, desde que sejam regulamentados pela Arsal;
- Obs.: Taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo não estão contemplados neste grupo prioritário.
Caminhoneiros:
- O grupo deve apresentar, obrigatoriamente, Carteira Nacional de Habilitação na categoria "D" ou superior;
- Os profissionais que possuírem vínculo empregatício, devem apresentar contracheque ou documento que comprove a situação trabalhista;
- No caso de caminhoneiros autônomos, o profissional deve apresentar algum recibo de transporte de carga recente.
Trabalhadores da Indústria e Construção Civil:
- Estão aptos para receber o imunizante trabalhadores das indústrias que apresentarem os seguintes códigos na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE):
- 05 a 09 – Extração de Petróleo;
- 10 a 32 – Indústria de Transformação, alimentos, móveis, vestuário e metais;
- 41 a 43 – Indústria de Construção Civil, que devem ter esta como principal atividade. Os funcionários das construtoras devem apresentar documentos que comprovem o vínculo empregatício, como contracheques.
Pessoas com Deficiência Permanente:
- O grupo deve apresentar documentos que comprovem a deficiência, tais como:
- Laudo médico;
- Cartões de gratuidade no transporte público;
- Documento que indique se tratar de pessoa com deficiência;
- Documento comprobatório de vínculo a Centros de Reabilitação e/ou Unidades Especializadas no atendimento às pessoas com deficiência.
Trabalhadores da Educação
- Estão aptos professores e funcionários com vínculo ativo nas escolas públicas, privadas do ensino básico (creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e EJA) e do Ensino Superior (graduação e pós-graduação).
A nota técnica completa sobre a aplicação de imunizantes em grupos prioritários pode ser lida clicando no link abaixo:
NOTA INFORMATIVA N° 35/2021 - 18ª REMESSA DE VACINAS CONTRA A COVID-19