Mato toma conta de posto de saúde inacabado em Arapiraca
Obra abandonada fica no Bairro Planalto e atrai ladrões, ratos e insetos ao local, afirmam moradores
Moradores do loteamento Antonio Alexandre, Bairro Planalto, em Arapiraca, estão preocupados com a situação de abandono de uma obra inacabada localizada na Rua Belo Jardim. Trata-se da construção de uma UBS – Unidade Básica de Saúde – que não foi concluída.
Além de não poder contar com o posto de saúde funcionando, as pessoas que moram nas redondezas ainda convivem com o medo de serem assaltadas devido ao mato crescido na frente e ao redor do prédio. “O mato está tão grande que alguém pode muito se esconder e assaltar a gente que sai para trabalhar e só chega em casa à noite. Até mesmo pelo dia é arriscado passar em frente porque é tudo muito deserto”, disse uma moradora que pediu para não ser identificada.
Interior do posto de saúde também está tomado pelo mato. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos
Como a obra está abandonada, qualquer pessoa pode entrar no local. “As pessoas entram aqui, geralmente usuários de drogas que vêm pra cá e sujam tudo, fazem muita bagunça, fica um mal cheiro danado e ainda por cima, podem observar a movimentação da vizinhança para aprontar algo. Há alguns anos a gente denunciou o descaso com isso aqui e o pessoal da prefeitura veio limpar tudo, fecharam a entrada do prédio com uma porta de ferro, mas, pela lateral está tudo aberto, qualquer um pode entrar, nenhum vigia fica aqui”, afirmou Edvaldo, que mora perto do posto.
Terreno ao redor da UBS cheio de mato e ao fundo, obra do CAPS também inacabada. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos
O terreno em frente e ao redor do posto de saúde também é usado como depósito de lixo. É possível encontrar muito entulho espalhado no lugar, fator que contribui para a proliferação de ratos e insetos, como mosquitos, baratas e escorpiões. Já teve ladrão entrando nas casas durante o dia enquanto o pessoal sai para trabalhar. Por isso, nós, moradores, nos juntamos e instalamos câmeras de segurança pela rua", contou Pedro, que também reside perto da obra abandonada.
A UBS do Bairro Planalto começou a ser construída na gestão da ex-prefeita Célia Rocha e não foi concluída. Por trás do prédio existe uma outra obra inacabada que se encontra na mesma situação, abandonada e tomada pelo mato. Trata-se de um CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial).
Prefeitura
Procurada pelo Portal 7Segundos, a prefeitura de Arapiraca informou através da secretaria de Serviços Públicos que na próxima semana uma equipe da secretaria deve ir ao local para fazer a limpeza e poda do mato. Em relação à conclusão das obras da UBS e do CAPS, a secretaria de saúde informou que tratam-se de duas obras distintas, mas, incorporadas ao a mesmo complexo de saúde e que precisam passar por um novos processos de licitação para terem andamento e serem concluídas, o que deve acontecer ainda este ano.