Ex-catadora de latinhas vira atleta e chega ao topo do Monte Everest
De latinha em latinha, Aretha Duarte, de 37 anos, se esforçou diariamente captando recursos para a expedição à montanha mais alta do planeta

Entre os cinco brasileiros que chegaram ao cume do Monte Everest — a montanha mais alta do planeta com 8.848 metros de altitude —, estava a paulista Aretha Duarte, de 37 anos, uma catadora de recicláveis que virou atleta e chegou ao topo do mundo.
Antes de caminhar na neve, Aretha teve que pisotear pequenos montes de esperança. Nasceu e cresceu no Jardim Capivari, periferia de Campinas (SP), onde a família mora até hoje. Ela foi a única da família a concluir o ensino superior. Durante a faculdade de Educação Física, conheceu o montanhismo.
Desde 2011, Aretha trabalha como guia de escalada. Já levou clientes para algumas das maiores montanhas do mundo, como o Aconcágua, na Argentina, e o Kilimanjaro, na Tanzânia. Mas ela queria um desafio maior, o Monte Everest, situado na Cordilheira do Himalaia, mais precisamente na fronteira da China com o Nepal
"Quando eu vi uma foto dessa montanha eu falei: eu quero estar nesse lugar, eu posso estar nesse lugar", conta.
Durante um ano e meio, Aretha se esforçou diariamente captando recursos para a expedição, um sonho de quase R$ 400 mil. De latinha em latinha, de quilo em quilo, ela venceu o primeiro obstáculo. Coletou 130 toneladas de material reciclável, o equivalente a R$ 110 mil aproximadamente. Até no Caldeirão do Huck ela esteve para conseguir juntar a quantia necessária.
Veja também
Últimas notícias

Jomart Atacarejo lança guia completo de cortes de carne para clientes

Quaest: pela 1ª vez, maioria considera governo Lula pior que Bolsonaro

Polícia flagra motoqueiro pilotando ilegalmente em Palmeira dos Índios

Foragido por agredir ex-companheira com socos e chutes na cabeça é preso em Maceió

Val Kilmer, ator de 'Batman' e 'Top Gun', morre aos 65 anos

Homem é agredido com pedaço de madeira após discussão e desmaia em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
