Geral

Marx Beltrão destaca importância do Programa Planta Alagoas

Agricultores familiares, quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária são contemplados no programa

Por 7Segundos com Assessoria 01/06/2021 09h09 - Atualizado em 01/06/2021 10h10
Marx Beltrão destaca importância do Programa Planta Alagoas
Distribuição de sementes do Programa Planta Alagoas - Foto: Assessoria

O deputado federal Marx Beltrão destacou nesta terça-feira (1) o rápido avanço do Programa Planta Alagoas em todo o estado. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o Programa contempla agricultores familiares, quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária por meio da entrega de sementes. Desde o lançamento da iniciativa, há cerca de um mês, os agricultores alagoanos estão sendo contemplados com a entrega de sementes de feijão, milho e sorgo. Na última semana, 100% das entregas de sementes nos 102 municípios alagoanos foram concluídas. Algumas cidades do estado, por exemplo, já realizaram o envio antes do prazo das culturas para os agricultores cadastrados.


Programa Planta Alagoas Foto:Assessoria

“O novo Programa de distribuição de sementes do Governo de Alagoas já é um sucesso. Tenho acompanhado o Planta Alagoas desde sua criação, passando pelo lançamento há pouco mais de 2 meses e vendo de perto as entregas de sementes nos municípios alagoanos. É isso que nossos agricultores precisam, atenção e investimento. Parabéns, governador Renan Filho e secretário Maykon Beltrão. Estamos plantando um futuro melhor para Alagoas. E sigo determinado em apoiar as demandas do meio agrícola alagoano, por acreditar que este segmento é de vital importância para nossa economia, produzindo alimentos para nossa gente” disse o parlamentar. Marx vem garantindo em Brasília apoio e recursos federais para as demandas da agricultura alagoana.

O Governo de Alagoas investiu, aproximadamente, R$13,5 milhões no projeto do Planta Alagoas buscando fornecer sementes de qualidade e, com mais agilidade, a todos os beneficiários e também através do aplicativo Agro + Perto. Com a ferramenta, os números de produção, hectares, renda média e de custo-benefício serão apresentados com exatidão e eficiência. Aproximadamente 50 mil famílias, cadastradas no Programa, recebem de forma simultânea, em todos os Centros de Distribuição (CD) do Estado, as culturas que foram disponibilizadas pelo Governo de Alagoas. Atualmente, a distribuição encontra-se em plena execução e sendo liberada diariamente pela Seagri.

A Seagri disponibilizou ainda oito CDs, em diversas regiões do estado, com o objetivo de facilitar a chegada das sementes para os agricultores e cooperativas que foram cadastradas no Programa Planta Alagoas. Os Centros de Distribuição estão em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, contemplando o sertão alagoano; Arapiraca e Palmeira dos Índios, na região do agreste; em Penedo, atendendo o litoral sul; na cidade de Murici e Matriz de Camaragibe, contemplado a região norte e Vale do Mundaú; e, em Maceió, que abrange região metropolitana e parte do Vale do Paraíba.