Programa Planta Alagoas consegue entregar sementes em todos os municípios
Cerca de 50 mil famílias são beneficiadas pelo programa
Até a sexta-feira, 28, a meta da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL) é concluir em 100% a entrega das sementes nos 102 municípios alagoanos.
Algumas cidades do estado, por exemplo, já finalizaram o envio das culturas para os agricultores cadastrados. Aproximadamente 50 mil famílias, cadastradas no Programa Planta Alagoas, recebem de forma simultânea, em todos os Centros de Distribuição (CD) do Estado, as culturas que foram disponibilizadas pelo Governo de Alagoas.
Atualmente, a distribuição encontra-se em plena execução e sendo liberada - diariamente - pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL).

A equipe da Seagri-AL tem corrido contra o tempo e percorrido cidades de Alagoas - em tempo hábil e com mais agilidade - para que os agricultores familiares possam plantar e colher no momento previsto.
"Todas as sementes distribuídas pelo programa Planta Alagoas chegaram aos beneficiários para atender as datas de plantio constantes no Calendário de Plantio e Colheita de Grãos no Brasil (CONAB, 2019). Especificamente para a cultura do milho, variedade BRS Gorutuba, o período para plantio com o menor risco associado às condições climáticas, especialmente de excesso hídrico, no período de colheita, está entre os meses de abril e junho, com um risco de 20% para a grande maioria dos municípios alagoanos. Sendo o mês de março, para alguns municípios e aqueles de maior risco (40%), de acordo com a portaria 183, de 20 de agosto de 2020, do ministério da agricultura" , explica o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Maykon Beltrão.

Centros de Distribuição
A Seagri disponibilizou oito locais para distribuição das sementes com o objetivo de facilitar a produção para os agricultores e cooperativas cadastradas no Programa Planta Alagoas.
Os Centros de Distribuição estão em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, contemplando o sertão alagoano; Arapiraca e Palmeira dos Índios, na região do agreste; em Penedo, atendendo o litoral sul; na cidade de Murici e Matriz de Camaragibe, contemplado a região norte e Vale do Mundaú; e, em Maceió, que abrange região metropolitana e parte do Vale do Paraíba.
"Os CDs foram implantados para facilitar a entrega e a vida dos agricultores. São oitos Centros que ajudam com que a sementes chegassem ao homem do campo mais rápido e com segurança para o início do plantio. Portanto, estamos fazendo nossa parte e trabalhando para que a agricultura e os agricultores sejam respeitados em Alagoas. Tanto que incluímos agricultores familiares, quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária. É um investimento de mais de R$ 13 milhões graças ao empenho dado pelo governador Renan Filho", concluiu o secretário Maykon Beltrão.

Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
