Programa Planta Alagoas consegue entregar sementes em todos os municípios
Cerca de 50 mil famílias são beneficiadas pelo programa
Até a sexta-feira, 28, a meta da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL) é concluir em 100% a entrega das sementes nos 102 municípios alagoanos.
Algumas cidades do estado, por exemplo, já finalizaram o envio das culturas para os agricultores cadastrados. Aproximadamente 50 mil famílias, cadastradas no Programa Planta Alagoas, recebem de forma simultânea, em todos os Centros de Distribuição (CD) do Estado, as culturas que foram disponibilizadas pelo Governo de Alagoas.
Atualmente, a distribuição encontra-se em plena execução e sendo liberada - diariamente - pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL).

A equipe da Seagri-AL tem corrido contra o tempo e percorrido cidades de Alagoas - em tempo hábil e com mais agilidade - para que os agricultores familiares possam plantar e colher no momento previsto.
"Todas as sementes distribuídas pelo programa Planta Alagoas chegaram aos beneficiários para atender as datas de plantio constantes no Calendário de Plantio e Colheita de Grãos no Brasil (CONAB, 2019). Especificamente para a cultura do milho, variedade BRS Gorutuba, o período para plantio com o menor risco associado às condições climáticas, especialmente de excesso hídrico, no período de colheita, está entre os meses de abril e junho, com um risco de 20% para a grande maioria dos municípios alagoanos. Sendo o mês de março, para alguns municípios e aqueles de maior risco (40%), de acordo com a portaria 183, de 20 de agosto de 2020, do ministério da agricultura" , explica o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Maykon Beltrão.

Centros de Distribuição
A Seagri disponibilizou oito locais para distribuição das sementes com o objetivo de facilitar a produção para os agricultores e cooperativas cadastradas no Programa Planta Alagoas.
Os Centros de Distribuição estão em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, contemplando o sertão alagoano; Arapiraca e Palmeira dos Índios, na região do agreste; em Penedo, atendendo o litoral sul; na cidade de Murici e Matriz de Camaragibe, contemplado a região norte e Vale do Mundaú; e, em Maceió, que abrange região metropolitana e parte do Vale do Paraíba.
"Os CDs foram implantados para facilitar a entrega e a vida dos agricultores. São oitos Centros que ajudam com que a sementes chegassem ao homem do campo mais rápido e com segurança para o início do plantio. Portanto, estamos fazendo nossa parte e trabalhando para que a agricultura e os agricultores sejam respeitados em Alagoas. Tanto que incluímos agricultores familiares, quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária. É um investimento de mais de R$ 13 milhões graças ao empenho dado pelo governador Renan Filho", concluiu o secretário Maykon Beltrão.

Últimas notícias
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
