Covid -19

Arapiraca e mais três cidades estão com UTIs lotadas com pacientes de Covid-19

Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos também estão com 100% de ocupação

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 14/06/2021 11h11
Arapiraca e mais três cidades estão com UTIs lotadas com pacientes de Covid-19
Quantidade de leitos com respirador em Alagoas corresponde a apenas 14,5% de pacientes em enfermarias - Foto: Arquivo

Os municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos registram, neste início de semana, ocupação de 100% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Em todo o interior de Alagoas, restam apenas oito vagas em leitos intensivos: quatro em Porto Calvo, duas em Penedo, uma em Coruripe e a última em União dos Palmares.

Estes oito municípios somam um total de 170 leitos intensivos, dois quais 162 estão ocupados. As informações são do Mapa Diário da Ocupação de Leitos, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), com dados atualizados às 16h do domingo, 13 de junho.

De maneira geral, a ocupação de leitos de UTI-Covid é de 92%, média que se mantém com pouca variação nas últimas semanas, a diferença é que houve uma queda na ocupação nas UTIs de Maceió, que é de 89%, enquanto no interior houve alta e alcançou 95%. A Capital dispõe de um total de 220 leitos de UTI e 196 estão ocupados no momento, restando 24 disponíveis no momento.

Conforme o mesmo boletim, Alagoas tem atualmente 489 pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos por todo o Estado, que dispõe atualmente de apenas 32 vagas em leitos de UTI e outras 39 em unidades intermediárias, que dispõem de respirador.

Ou seja, o Estado tem capacidade para intubar apenas mais 71 pacientes, número que corresponde a 14,5% do total que ocupam hoje os leitos de enfermaria na Capital e interior.