Caça por pedras 'misteriosas' reúne mais de mil pessoas em vila na África
A busca incessante pelo que pode ser diamante pode mudar a vida de alguns sortudos, mas ainda não foi confirmado por especialistas
Ao menos mil pessoas estão garimpando pedras misteriosas no vilarejo de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, na África do Sul. Segundo a Reuters, a busca incessante pelo que pode ser diamante, mas ainda não foi confirmado por especialistas, pode mudar a vida de alguns sortudos.
Tudo começou quando um primeiro morador do vilarejo encontrou sob a terra uma pedra transparente, brilhante e lapidada. Alguns deles acreditam ter encontrado cristais de quartzo. Outros, mais otimistas, acreditam ter encontrado diamantes.

Garimpeiros acreditam ter encontrados diamante na província sul-africana Imagem: REUTERS/Siphiwe Sibeko
"Isso significa que nossas vidas vão mudar porque ninguém aqui tinha um emprego adequado. Eu mesmo sou trabalhador informal. Quando voltei para minha casa com as pedras minha família estava muito feliz", disse Mendo Sabelo, de 27 de anos, que segurava um punhado de pedras.
O desempregado Skhumbuzo Mbhele faz parte do grupo dos otimistas: "Eu não tinha visto ou tocado em um diamante na minha vida. É a primeira vez que toquei nele", revela.
Segundo a Reuters, o departamento de minas disse ontem que enviaria uma equipe de especialistas em geologia e mineração ao campo para coletar amostras e iniciar uma análise aprofundada. Ainda assim, os garimpeiros continuarão em busca das pedras enigmáticas. O vilarejo acumulou longas filas de carros estacionados nos dois sentidos da estrada onde pessoas de variadas faixas etárias e gêneros tentam a sorte.
Alguns deles venderam as pedras por até 300 rands (cerca de R$ 22).
No entanto, o governo da província já pediu que os caçadores deixem o local para permitir que as autoridades conduzam a inspeção adequada, além de temer que a aglomeração também dissemine o novo coronavírus.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
