Caça por pedras 'misteriosas' reúne mais de mil pessoas em vila na África
A busca incessante pelo que pode ser diamante pode mudar a vida de alguns sortudos, mas ainda não foi confirmado por especialistas

Ao menos mil pessoas estão garimpando pedras misteriosas no vilarejo de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, na África do Sul. Segundo a Reuters, a busca incessante pelo que pode ser diamante, mas ainda não foi confirmado por especialistas, pode mudar a vida de alguns sortudos.
Tudo começou quando um primeiro morador do vilarejo encontrou sob a terra uma pedra transparente, brilhante e lapidada. Alguns deles acreditam ter encontrado cristais de quartzo. Outros, mais otimistas, acreditam ter encontrado diamantes.

Garimpeiros acreditam ter encontrados diamante na província sul-africana Imagem: REUTERS/Siphiwe Sibeko
"Isso significa que nossas vidas vão mudar porque ninguém aqui tinha um emprego adequado. Eu mesmo sou trabalhador informal. Quando voltei para minha casa com as pedras minha família estava muito feliz", disse Mendo Sabelo, de 27 de anos, que segurava um punhado de pedras.
O desempregado Skhumbuzo Mbhele faz parte do grupo dos otimistas: "Eu não tinha visto ou tocado em um diamante na minha vida. É a primeira vez que toquei nele", revela.
Segundo a Reuters, o departamento de minas disse ontem que enviaria uma equipe de especialistas em geologia e mineração ao campo para coletar amostras e iniciar uma análise aprofundada. Ainda assim, os garimpeiros continuarão em busca das pedras enigmáticas. O vilarejo acumulou longas filas de carros estacionados nos dois sentidos da estrada onde pessoas de variadas faixas etárias e gêneros tentam a sorte.
Alguns deles venderam as pedras por até 300 rands (cerca de R$ 22).
No entanto, o governo da província já pediu que os caçadores deixem o local para permitir que as autoridades conduzam a inspeção adequada, além de temer que a aglomeração também dissemine o novo coronavírus.
Últimas notícias

Maceió foi o único destino brasileiro presente em evento internacional de turismo

Leonardo Dias comemora medida que dá segurança a motoristas em Maceió

Em Maceió, evento do Conarci 2025 reunirá registradores civis de todo o país

Planos de Saúde devem cobrir emergência clínica nos casos de cirurgia estética

Jovens sobem edifício em chamas para salvar mulher: "É preciso coragem"

Trama golpista: Moraes vota por manter delação premiada de Mauro Cid
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
