Geral

Animais apreendidos pela Prefeitura de Penedo são rastreados por chip

O primeiro chip de identificação foi implantado pelo veterinário da SEMADA, nesta terça-feira (15)

Por 7Segundos com Assessoria 15/06/2021 20h08
Animais apreendidos pela Prefeitura de Penedo são rastreados por chip
Cavalo - Foto: Assessoria

A SEMADA- Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, da Prefeitura de Penedo implanta nos animais apreendidos pelo setor da pasta, um chip de identificação contendo todas as informações necessárias para o monitoramento desse animal.

O primeiro chip de identificação foi implantado pelo veterinário da SEMADA, nesta terça-feira (15).

O microchip utiliza o sistema desenvolvido pelo setor de TI – Tecnologia de Informação da Prefeitura de Penedo, para fazer a leitura dos dados referentes ao animal, a exemplo do número de identificação e informações referentes ao proprietário.

De acordo com o Secretário de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Pedro Felipe Queiroz, os animais que foram apreendidos a partir de então receberão o chip de controle.

Com isso, a secretaria poderá monitorar a situação desses animais, com relação a reincidência de apreensão, tomando as medidas cabíveis e encaminhando para as autoridades competentes, quando for o caso.

Remédios e alimentação

Na sede da SEMADA existe um local especifico para abrigo desses animais, que conta com baias para água e comida.

O local é constantemente limpo, permitindo que os animais apreendidos possam ter uma estadia no local com todos os cuidados necessários durante o período de apreensão.

De acordo com a equipe técnica da SEMADA, o valor que seria pago de multa, por parte dos proprietários dos animais é revestido em doação de ração ( farelo de trigo), capim ou remédios que abastecem a farmácia veterinária, criada para tratamento dos animais, quando necessário.

O setor de apreensão de animais da SEMADA conta atualmente com 14 animais equinos, que são alimentados e passam pelos cuidados do veterinário.

Os animais são apreendidos por meio do disk denúncia da SEMADA disponível no número 9143-2554.

O serviço de apreensão de animais evita acidentes e colabora com a preservação de muitas vidas, por isso é importante que a população denuncie quando presenciar animais desse tipo soltos na rua em Penedo.