Devido vacinação contra a Covid, população negligencia imunização para H1N1
A H1N1 está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo e costuma causar complicações graves
Alagoas está com duas importantes campanhas de vacinação contra doenças virais: Covid-19 e Influenza H1N1.
Pelo fato de o mundo estar vivenciando a pandemia de coronavírus, aparentemente as pessoas estão mais preocupadas com a vacinação contra a Covid-19, o que tem feito com que o público-alvo da campanha contra a Influenza negligencie a importância do combate à doença.
A H1N1 está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo e costuma causar complicações graves, principalmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento de saúde.
Esse tipo de virose é responsável, a nível global, pela infecção de 3 a 5 milhões de pessoas, e pela morte de 250 mil a 500 mil.
O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca para buscar dados de como está a campanha contra a Influenza na cidade.
Segundo o órgão, Arapiraca está na segunda fase da campanha, mas devido a muitas pessoas do primeiro grupo não terem procurado a imunização, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguem vacinando todos.
Fazem parte do público alvo da primeira e segunda fase da campanha contra a Influenza as gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores da saúde, idosos e professores.
“A Influenza H1N1 é uma doença perigosa e que, felizmente, pode ser prevenida através da vacinação. Sendo assim, se você faz parte do público-alvo da campanha, não perca tempo”, disse a coordenadora de doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy.
Prazo entre vacinas precisa ser respeitados para evitar reações adversas
Especialistas em vacinação alertam para a importância de evitar a imunização paralela. O prazo de 14 dias entre as vacinas precisam ser respeitado.
“Se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, o ideal é esperar a regularização do quadro clínico. Em casos de Covid-19, é necessário aguardar um prazo mínimo de 30 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para pacientes assintomáticos”, alertou a coordenadora.
É muito importante que a população que tomou a vacina contra a Covid-19 leve seu cartão de vacinação ao procurar a dose para a Influenza, para que o técnico responsável pela Sala de Vacina analise a data correta de intervalo.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
