Arapiraca

[Vídeo] Povoado Flexeiras de Baixo fica isolado após ponte ser levada por enxurrada em Arapiraca

Tubulação de ponte em estrada de terra não suporta a força da água que vem do Riacho Piaui após as chuvas

Por Sete Segundos 21/06/2021 18h06 - Atualizado em 21/06/2021 18h06
[Vídeo] Povoado Flexeiras de Baixo fica isolado após ponte ser levada por enxurrada em Arapiraca
Acesso ao povoado Flexeiras de Baixo, em Arapiraca, tomado pela água - Foto: Cortesia

No início da noite deste domingo (20) os moradores do povoado Flexeiras de Baixo, zona rural de Arapiraca, ficaram ilhados novamente após as águas da chuva, misturadas às águas do riacho Piaui, invadirem a estrada de terra que passa pela comunidade e dá acesso à rodovia AL-110.

Os moradores contam que o problema se repete sempre que chove forte porque no trecho onde a água transborda existe um pequena ponte que não suporta a força da correnteza sempre que o Piaui enche um pouco mais.

Segundo os moradores, toda a água da chuva que escoa pelas galerias da parte urbana de Arapiraca desaguam no Riacho Piaui, aumentando consideravelmente a vazão do riacho, e como o diâmetro da tubulação que fica embaixo da ponte é pequena para um grande volume de água, tudo ao redor alaga sempre que chove um pouco mais forte.

Em abril deste ano a reportagem do Portal 7Segundos esteve no local mostrando o mesmo problema. Na ocasião, a água do Riacho Piaui misturada com a água da chuva, danificou a frágil estrutura da pontezinha da comunidade, dificultando a passagem de veículos e deixando também os moradores ilhados até o nível da água baixar no dia seguinte.

Há poucas semanas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca realizou uma obra paliativa no local com o objetivo de reforçar a estrutura da ponte para evitar mais danos causados pela força da água, mas o material utilizado não suportou o volume de água que veio no riacho após a chuva deste domingo à tarde.   

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, informou ao Portal 7Segundos que está aguardando o período de estiagem para poder realizar a recuperação do acesso ao povoado Flexeiras. "É importante deixar claro que toda ação paliativa que venha a ser realizada no local será destruída pela chuva", afirmou o engenheiro civil Roany Izidoro, secretário municipal de infraestrutura de Arapiraca.