Cidadania

Caborje é a primeira comunidade arapiraquense a receber ações do programa Viver Melhor

O local passará por intervenção urbana e de melhorias em habitabilidade e condições sociais para a população

Por 7 Segundos 21/06/2021 15h03
Caborje é a primeira comunidade arapiraquense a receber ações do programa Viver Melhor
Caborje é a primeira comunidade a receber ações do Viver Melhor - Foto: reprodução

Lançado na última semana pelo Luciano Barbosa para levar melhoria de qualidade de vida em bairros e comunidades mais vulneráveis de Arapiraca, o programa “Viver Melhor, Arapiraca Sustentável”, iniciará seu cronograma com oferta de cursos de capacitação e profissionalização para os moradores. A primeira localidade contemplada será o Caborje, com as ações de qualificação profissional numa parceria com o SENAC.

A parceria firmada esta semana iá oferecer cursos de Gastronomia e Beleza inicialmente para cerca de 30 mulheres que vivem no local. “Foi feito um diagnostico preliminar na comunidade que identificou as necessidades e potencialidades. Essa grade de cursos virá para atender essa demanda da população”, explicou a coordenadora-executiva do Programa Viver Melhor, professora Ana Valéria Peixoto.

A iniciativa, segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio ambiente, Simone Romão, onde o programa foi elaborado, atenderá outras 17 comunidades carentes, com um trabalho intersetorial, e contará com envolvimento de todas as secretarias e órgãos da gestão municipal. “A ideia não foge a um sentido único: que todo arapiraquense se sinta seguro, feliz e com propósitos de vida em Arapiraca”, comentou ela.

Obras


Com uma série de ações previstas de intervenção urbana e de melhorias em habitabilidade e condições sociais para a população, o “Viver Melhor” também chegará no Caborje com pavimentação asfáltica e melhoria na Iluminação Pública.” A proposta é a de que as pessoas tenham prazer em viver em seus bairros, e que os mesmos ofereçam condições dignas para isso”, explicou Valéria.

Para o prefeito Luciano, que anunciou a chegada do “Viver Melhor” em reunião realizada com sua equipe de secretários e a presença de vereadores, o Programa terá uma abrangência muito grande em Arapiraca, mas sobretudo nas comunidades mais carentes. “Estamos aqui para governar para toda a cidade, mas principalmente para os que mais precisam. Com o mapeamento feito identificamos as situações mais urgentes e precárias e vamos atuar inicialmente nelas”, falou.

As ações descritas pelo programa direcionam as ações para um novo conceito de gestão, que inclui ações de urbanismo, educação, saúde, geração de emprego e renda, assistência social, habitabilidade, entre outros. “Queremos que todo arapiraquense tenha esse direito: de viver melhor em sua cidade”, declarou Valeria. O cronograma dos cursos será anunciado ainda esta semana.

para governar para toda a cidade, mas principalmente para os que mais precisam. Com o mapeamento feito identificamos as situações mais urgentes e precárias e vamos atuar inicialmente nelas”, falou.

As ações descritas pelo programa direcionam as ações para um novo conceito de gestão, que inclui ações de urbanismo, educação, saúde, geração de emprego e renda, assistência social, habitabilidade, entre outros. “ Queremos que todo arapiraquense tenha esse direito: de viver melhor em sua cidade”, declarou Valeria. O cronograma dos cursos será anunciado ainda esta semana.