Para evitar fraudes, arapiraquenses deverão atualizar o Cartão SUS na sua UBS de referência
Moradores de cidades vizinhas estão vindo se vacinar em Arapiraca, o que prejudica a execução do Plano Municipal de Vacinação
Cada cidade recebe doses de vacinas para serem aplicadas exclusivamente em sua população. Infelizmente, técnicos da vacinação tem percebido uma grande quantidade de pessoas de cidades vizinhas a Arapiraca que estão saindo de seus respectivos endereços para poder receber o imunizante na Capital do Agreste.
Para evitar esse tipo de irregularidade, a Secretaria Municipal de Saúde modificará, a partir desta quarta-feira (30), o processo de atualização do Cartão Nacional de Saúde, que antes poderia ser feito momentos antes da aplicação da dose.
“Percebemos que muitas pessoas de outras cidades estavam apresentando comprovantes de residência de terceiros e atualizando seus Cartões do SUS para endereço de Arapiraca. Diariamente, mais de 80 atualizações estavam sendo feitas nos postos de imunização, o que não é normal, explicou a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy.
A partir de agora, os postos de vacinação vão atualizar os cartões SUS apenas dos usuários que apresentarem comprovante de residência em seus nomes. Quem não tem comprovante em seu nome, deverá atualizar o Cartão SUS na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
“Estamos fazendo o possível para coibir esse tipo de irregularidade. Essa semana, um ônibus de outra cidade parou ao lado de um dos nossos postos de vacinação e todos os passageiros foram para a fila. Nós informamos que a vacinação era exclusiva para moradores de Arapiraca e eles foram embora”, continuou Mônica Suzy.
Ainda de acordo com a enfermeira, ela encaminhou, na tarde desta terça-feira, um comunicado para os coordenadores de imunização das outras cidades da região, para o PNI Estadual e para o Conselho de Secretarias Municipais de Alagoas (Cosems) sobre o problema enfrentado em Arapiraca.
“Pedi ajuda para que seja reforçado a importância de que as pessoas respeitem a fila de vacinação e só recebam imunizante na cidade onde moram”, finalizou Mônica Suzy.
Últimas notícias
Homem é preso após polícia flagrar agressões contra mulher dentro de casa, na Jatiúca
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
