Para evitar fraudes, arapiraquenses deverão atualizar o Cartão SUS na sua UBS de referência
Moradores de cidades vizinhas estão vindo se vacinar em Arapiraca, o que prejudica a execução do Plano Municipal de Vacinação
Cada cidade recebe doses de vacinas para serem aplicadas exclusivamente em sua população. Infelizmente, técnicos da vacinação tem percebido uma grande quantidade de pessoas de cidades vizinhas a Arapiraca que estão saindo de seus respectivos endereços para poder receber o imunizante na Capital do Agreste.
Para evitar esse tipo de irregularidade, a Secretaria Municipal de Saúde modificará, a partir desta quarta-feira (30), o processo de atualização do Cartão Nacional de Saúde, que antes poderia ser feito momentos antes da aplicação da dose.
“Percebemos que muitas pessoas de outras cidades estavam apresentando comprovantes de residência de terceiros e atualizando seus Cartões do SUS para endereço de Arapiraca. Diariamente, mais de 80 atualizações estavam sendo feitas nos postos de imunização, o que não é normal, explicou a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy.
A partir de agora, os postos de vacinação vão atualizar os cartões SUS apenas dos usuários que apresentarem comprovante de residência em seus nomes. Quem não tem comprovante em seu nome, deverá atualizar o Cartão SUS na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
“Estamos fazendo o possível para coibir esse tipo de irregularidade. Essa semana, um ônibus de outra cidade parou ao lado de um dos nossos postos de vacinação e todos os passageiros foram para a fila. Nós informamos que a vacinação era exclusiva para moradores de Arapiraca e eles foram embora”, continuou Mônica Suzy.
Ainda de acordo com a enfermeira, ela encaminhou, na tarde desta terça-feira, um comunicado para os coordenadores de imunização das outras cidades da região, para o PNI Estadual e para o Conselho de Secretarias Municipais de Alagoas (Cosems) sobre o problema enfrentado em Arapiraca.
“Pedi ajuda para que seja reforçado a importância de que as pessoas respeitem a fila de vacinação e só recebam imunizante na cidade onde moram”, finalizou Mônica Suzy.
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
