Violência

Delegado Leonam Pinheiro vai ministrar palestra sobre maus-tratos a animais em Penedo

Palestra do delegado será neste sábado (3), no Hotel São Francisco, em Penedo

Por 7 Segundos 01/07/2021 11h11 - Atualizado em 01/07/2021 13h01
Delegado Leonam Pinheiro vai ministrar palestra sobre maus-tratos a animais em Penedo
Delegado Leonan Pinheiro - Foto: Reprodução

Em junho Alagoas registou três casos de maus-tratos a animais que chocaram a população das cidades de Penedo e Colônia Leopoldina. Para falar sobre maus-tratos a animais, o delegado de Roubos e Crimes Ambientais da Polícia Civil, Leonam Pinheiro, vai ministrar palestra no próximo sábado (3), no Hotel São Francisco, a partir das 15 horas, com o tema “Alagoas contra os Maus-tratos”.

Na última segunda-feira (28) uma jumenta morreu em decorrência de uma facada que levou na noite do domingo (27) e não resistiu. O fato aconteceu no bairro Santa Cecília, no município de Penedo, na região do Baixo São Francisco, Litoral Sul do estado.


No dia 1º de junho, um cavalo também foi esfaqueado na Vila Matias, também no município de Penedo. O animal também morreu.

Outro caso de maus-tratos a animais aconteceu na sexta-feira (25), também no mês de junho, desta vez na cidade de Colônia Leopoldina, Zona da Mata de Alagoas. Um homem, ainda não identificado, amarrou seis gatos em um saco e matou dois deles jogando os animais contra a parede.

Esses casos são enquadrados na Lei de crimes ambientais. A pena para maus-tratos de animais é de três meses a um ano de prisão e multa. Em caso de morte do animal, a punição pode ser maior de 1/6 a 1/3. A Lei 1.095 de 2019 aumenta a punição para quem praticar este crime.


Lideranças comunitárias

A palestra do delegado Leonam Pinheiro terá a presença de lideranças comunitárias e será aberta ao público. Na oportunidade serão discutidos temas sob o olhar jurídico contra maus-tratos a animais e crimes contra o meio ambiente.


O delegado da PC também vai alertar sobre como a população deverá denunciar os maus-tratos e que podem e devem ser feito pela comunidade para que os agressores sejam punidos.

A Prefeitura de Penedo mantém o Disk Animal pelo número (82) 9.9143-2554, onde os casos citados de maus-tratos nesta matéria foram denunciados por este projeto.