Geral

Eduardo Leite assume ser gay e diz que vai disputar pré-candidatura no PSDB

Governador do Rio Grande do Sul afirmou que foi criado dentro de uma cultura errada sobr esse tema

Por Congresso em Foco 02/07/2021 08h08
Eduardo Leite assume ser gay e diz que vai disputar pré-candidatura no PSDB
Eduardo Leite assume ser gay e diz que vai disputar pré-candidatura no PSDB - Foto: PSDB/ Divulgação

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (1), que vai disputar a pré-candidatura do partido para a eleição presidencial de 2022.

Em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, o tucano disse ser "um pré-candidato a pré-candidato". Eduardo Leite disse ainda que se posiciona "com interesse e disposição de ajudar" e que foi "provocado por lideranças partidárias, deputados do PSDB" que o procuraram. "Entendem que eu tenho algo a oferecer, apresentar".

Além de Eduardo Leite, o PSDB tem como pré-candidatos o governador de São Paulo, João Doria, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio e o senador Tasso Jereissati, do Ceará. O início dos debates entre os candidatos será em outubro e as prévias em novembro.

O governador negou que haja uma divisão no PSDB."É uma parte da sociedade e dentro do partido a gente tem lideranças, que estão apresentando suas biografias e trajetórias para que o partido decida de que forma que quer se apresentar pra população ano que vem".

"O PSDB ao que tudo indica deve estar mais uma vez protagonizando esse debate. Por que dentro do centro democrático, o PSDB se coloca como o partido que teve candidaturas em todas as eleições desde a redemocratização, desde 1989. Tudo indica que deva ter novamente", afirmou.

Orgulho


Além de se posicionar como pré-candidato, Eduardo Leite disse ser homossexual. "Eu sou gay, eu sou gay e sou um governador gay. Não sou um gay governador, tanto quanto Obama nos EUA não foi um negro presidente. Foi um presidente negro. E tenho orgulho disso. Não trouxe esse assunto, mas nunca neguei ser quem eu sou. Nunca criei um personagem", disse.

"Como ser humano que sou, também tive as minhas inseguranças, os meus questionamentos, mas foi um processo de aceitação, de entendimento, afinal também fui criado dentro de uma cultura que tentou dizer pra mim e pra todas as pessoas que isso era errado", disse na entrevista.

Arthur Virgílio e João Doria manifestaram apoio a Leite pelas redes sociais: