Covid -19

Vacinados com primeira dose devem combater falsa sensação de que estão protegidos

Em junho, foram registrados 4.329 casos de Covid-19 em Arapiraca, número 58% maior do que em maio

Por 7Segundos 07/07/2021 12h12 - Atualizado em 07/07/2021 12h12
Vacinados com primeira dose devem combater falsa sensação de que estão protegidos
Vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

A falsa sensação de proteção que a primeira dose da vacina contra a Covid-19 dá tem levado milhares de pessoas a relaxarem as medidas de proteção, como evitar aglomerações, o uso correto de máscara de proteção e a constante higienização das mãos.

Em Arapiraca não tem sido diferente e, prova disso tem sido o aumento nos casos confirmados de Covid-19. Segundo levantamento feito pelo Portal 7 Segundos, em junho foram registrados 58% mais casos do que o mês de maio.

Segundo os boletins diários da Secretaria Municipal de Saúde, em maio foram registrados cerca de 2.740 casos de Covid-19. O número não é exato, pois dois boletins, referentes aos dias 9 e 20 de maio, não estão disponíveis para análise.

Em junho, o número de casos confirmados deu um salto. Foram registrados 4.329 arapiraquenses positivados para doença causada pelo coronavírus.

De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, os cuidados precisam ser mantidos mesmo após tomar as duas doses.

"Mesmo após a imunização, os cuidados como distanciamento social, máscara e álcool em gel ainda devem ser seguidos. Todas as medidas deverão ser adotadas até que possamos ter dados epidemiológicos estatisticamente seguros para assegurar que houve redução drástica da livre circulação viral. Somente com uma baixa taxa de disseminação da doença poderemos voltar à normalidade”, disse a profissional de Saúde.

Portanto, se você se vacinou com a primeira dose da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca, olhe seu cartão de vacina e volte na data marcada para completar o ciclo e ficar 100% imunizado. Apenas as pessoas que toaram vacina da Janssen estão livres da segunda dose.

"Quando você deixa de tomar a segunda dose da vacina, você contribui para a continuidade da pandemia que já ceifou milhões de vidas no Brasil e no mundo", explicou Mônica Suzy.

Vacinação e Mortes

Apesar do aumento  na taxa de infectados, o número de óbitos registrados na população que já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19 diminuiu significativamente. 

Segundo a coordenadora do Plano Municipal de Saúde, Mônica Suzy, já se pode falar numa redução de cerca de 75% na taxa de mortalidade, principalmente nos idosos.