Saúde

População fora dos grupos prioritário será vacinada contra a Influenza em Arapiraca

A vacinação é só enquanto durarem as doses, pois não foram encaminhadas novas remessas para Estados e Municípios

Por 7 Segundos com Assessoria 07/07/2021 14h02 - Atualizado em 07/07/2021 14h02
População fora dos grupos prioritário será vacinada contra a Influenza em Arapiraca
População fora dos grupos prioritários poderá ser imunizada contra a Influenza - Foto: Reprodução

Os arapiraquenses acima de seis meses de idade que não fazem parte de nenhum grupo prioritário de vacinação contra a Influenza H1N1 poderão tomar a dose do imunizante.

A liberação foi feita por parte do Ministério da Saúde, tendo em vista a baixa adesão à campanha de 2021 e a necessidade de imunização para evitar que o vírus se propague, já que a Influenza H1N1 também é uma doença que pode levar a pessoa a morte.

Mas atenção! A vacinação, neste momento, é só enquanto durarem as doses de vacinas, pois não foram encaminhadas novas remessas para Estados e Municípios.

De acordo com ofício encaminhado pelo Ministério da Saúde aos Estados e Municípios, as coberturas vacinais em todas as esferas estão baixas e heterogêneas, o que pode levar a formação de bolsões de pessoas não vacinadas contra a Influenza, favorecendo o aparecimento da doença e suas complicações, em especial nos grupos de maior risco.

"Os da Campanha registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até o dia 28/6/2021, do total de pessoas que devem ser vacinadas nas três etapas da campanha (79,7 milhões), foram vacinadas 37,9% (32.155.321) da meta de no mínimo 90%. Dentre os grupos com as mais baixas coberturas estão, as crianças com cobertura de 61,9% (9.935.203), gestantes com 52,7% (1.125.196), não tendo sido atingida a meta em nenhuma Unidade Federada para esses dois grupos; e puérperas com 57,7% (202.812) de vacinadas, os idosos com cobertura de 47,5% (14.338.023, sendo que a meta não foi alcançada para nenhum dos grupos", diz trecho do documento.

Em Arapiraca, a vacinação contra a Influenza H1N1 ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e também nos Centros de Saúde.

Para se vacinar, o arapiraquense deve levar um documento oficial com foto, Cartão Nacional de Saúde e a caderneta de vacinação.

Influenza e Covid-19

É muito importante deixar claro que as vacinas contra a Influenza e contra a Covid-19 não podem ser tomadas em paralelo. De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, o prazo de 14 dias entre as vacinas precisam ser respeitado.

“Se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, o ideal é esperar a regularização do quadro clínico. Em casos de Covid-19, é necessário aguardar um prazo mínimo de 30 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para pacientes assintomáticos”, alertou a coordenadora.

É muito importante que a população que tomou a vacina contra a Covid-19 leve seu cartão de vacinação ao procurar a dose para a Influenza, para que o técnico responsável pela Sala de Vacina analise a data correta de intervalo.