Arapiraca

Rapper arapiraquense se lança na carreira, mas prefere manter identidade em suspense

Mano Welles tem 32 anos de idade e já lançou mais de 30 músicas de rap, estilo que o inspirou ainda na adolescência

Por Sete Segundos 11/07/2021 18h06 - Atualizado em 12/07/2021 18h06
Rapper arapiraquense se lança na carreira, mas prefere manter identidade em suspense
Mano Welles é de Arapiraca e já lançou mais de 30 músicas como rapper - Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

Se você ainda não ouviu falar de Mano Welles, se prepare, porque o que não lhe falta para seguir em frente em sua promissora carreira musical como rapper é talento. Mano Welles tem 32 anos de idade, é arapiraquense e curte rap desde adolescente quando ainda cursava o ensino médio na Escola Lions, na cidade de Arapiraca. Foi durante uma aula de história quando ele tinha entre 14 e 15 anos que um professor da Escola Lions, onde estudou, em Arapiraca, botou uma música do rapper Gabriel O Pensador para tocar. Desde então, o jovem que ainda cursava o ensino fundamental, se apegou ao estilo musical que se destaca pela habilidade dos compositores em criar textos enfatizando os problemas sociais, como um grito de protesto das populações mais marginalizadas. “Aquilo me abriu a mente, aquela letra falando de várias coisas ao mesmo tempo, achei demais e comecei a pensar que era aquilo que eu queria fazer”, conta Mano Welles.

Rapper Mano Welles em gravação de single lançado em suas redes sociais. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos 

Inspiração

As letras de Mano Welles pregam a não violência, buscam orientar as pessoas a buscarem o caminho do bem e a não caírem na tentação de seguirem a trilha da criminalidade, também há críticas sobre os relacionamentos efêmeros e descartáveis. As músicas também buscam levantar a auto estima das pessoas e falam sobre a paz. Mano já foi evangélico e ainda leva consigo a palavra de Deus, transmitindo alguns dos ensinamentos de Jesus em sua letras. "A inspiração vem do momento, de forma espontânea, Às vezes vem um pensamento, uma frase na cabeça ou de uma cena que eu veja ou algo que vivi, não tem momento certo, pode vir a qualquer hora", conta Mano Welles.

Melodia

Sobre as melodias de suas músicas, Mano conta que ele mesmo é quem cria. "A depender da letra eu desenvolvo uma forma de cantar e nenhuma melodia é igual a outra", explica o rapper que não toca nenhum instrumento, mas já aprendeu bateria e também se aventurou no aprendizado do violão  

Apelido


O nome Mano Welles foi inspirado nos artistas que usam essa denominação como um tratamento cordial entre os rappers e que significa irmão, pessoa de confiança, companheiro. “No meu trabalho, algumas pessoas descobriram que eu fazia rap e começaram a me chamar de “mano”. Era mano pra lá e mano pra cá, foi aí que eu adotei o Mano para meu nome artístico, explicou o rapper.

Mano Welles prefere não revelar a identidade porque acha as mensagens de suas letras mais importantes do que sua imagem. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos  

Anonimato

Mano Welles é nome artístico. O nome de verdade ele prefere não revelar, pelo menos por enquanto, assim também como o rosto. “Sou uma pessoa bem discreta, mais recatada, e prefiro me manter assim, por enquanto. Quanto ao meu rosto, também não quero mostrar porque considero que nesse estilo de música que faço, o conteúdo da mensagem é mais importante do que qualquer imagem minha”, diz o rapper.

Carreira


As primeiras letras começaram a ser feitas em 2006, mas somente agora em março de 2021, Mano Welles gravou a primeira música. Atualmente, já são mais de 30 composições gravadas e lançadas na redes sociais do rapper. “Fiz faculdade em Recife entre 2007 e 2011 e enquanto estive por lá morei em um bairro de periferia, foi quando conheci e convivi com uma realidade de vida mais dura e isso me inspirou muito na época, me fazendo seguir em frente em busca de meu sonho”, explicou o rapper. Pensativo, Seja Feliz, Relações Descartáveis e Fique Longe do Crime são algumas músicas já lançadas por Mano Welles.

Inspiração


Entre os rappers nacionais, Mano Welles curte, principalmente, Racionais e Sabotage, além de Gabriel Pensador e Charles Brown Jr. que ele considera ser uma banda que também flerta com o rap. Entre os nomes internacionais, Tu Pac, um dos ícones do rap mundial, é o preferido de Mano Welles que também é fã de Bob Marley, Elvis Presley, Iron Maiden, Nirvana e Guns ´n´Roses. Mano também curte rock nacional, samba, brega e forró, das antigas, incluindo o rei Luiz Gonzaga. Outra fonte de inspiração do rapper arapiraquense é a música Gospel, conta Mano Welles. 

Mano Welles com o músico e produtor musical, Lobinho, após gravação de single. Foto: Giovanni Luiz -7Segundos

Projetos

Atualmente, Mano Welles continua gravando suas músicas sob a supervisão do experiente músico, compositor e produtor musical, Lobinho, integrante do grupo de chorinho “Art Choro”. É Lobinho quem está produzindo as músicas e fazendo as bases das composições de Mano Welles. “Ele tem muito talento e uma carreira promissora, creio que seja o pioneiro nesse estilo por aqui”, disse Lobinho.

Mano Welles segue sua recente trajetória no rap compondo e gravando novas músicas para lançar na internet. “Enquanto eu tiver inspiração, irei compor cada vez mais, sempre levando uma mensagem de esperança para as pessoas”, concluiu o rapper. Você pode encontrar as músicas de Mano Welles no perfil do rapper no Instagram: @manowellesoficial ou também nas páginas do cantor no YouTube e Facebook.

Veja vídeo: