Brasil chega ao 14º dia seguido de queda na média móvel de mortes
País acumula 532.893 óbitos para a Covid-19 e 19.069.003 infecções pelo novo coronavírus
A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil registrou leve queda, neste sábado (10/7), e ficou em 1.329,43. A taxa era de 1.390,86 nessa sexta (9/7).
Em comparação com o verificado há 14 dias, houve redução de 20%, o que sinaliza uma desaceleração nos óbitos. É o 14º dia consecutivo em que o indicador apresenta tendência de queda em mortes registradas.
Foram 1.205 vidas perdidas e 48.504 novos casos nas últimas 24 horas em todo o país. No total, o Brasil já computou 532.893 óbitos para a doença e 19.069.003 infecções. Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.
Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.
Média móvel
Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem apresentar variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números
Para reduzir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete.
O nome “móvel” é porque varia conforme o total de óbitos dos sete dias anteriores.
Últimas notícias
Município de Delmiro Gouveia recebe certificação Selo Verde por boas práticas em gestão ambiental
Empresário baleado em atentado não resiste aos ferimentos e morre em hospital de Arapiraca
Homem é baleado durante assalto no bairro Benedito Bentes, em Maceió
Homem aciona totem para denunciar furto de bicicleta e acaba preso em Arapiraca
Operação cumpre mais de 50 mandados contra organizações criminisosas em Maceió e região
Juiz determina internação psiquiátrica de jovem que matou a mãe no DF
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
