Arapiraca é destaque em premiação nacional graças ao trabalho desenvolvido no combate à pandemia
Das 12 experiências de Alagoas selecionadas para a premiação, 9 são de Arapiraca

O trabalho desenvolvido pelos profissionais de Saúde de Arapiraca no combate à pandemia se tornou referência, garantindo ao município lugar de destaque em premiação da Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Ministério da Saúde.
A iniciativa #APSForte no Sus – no combate à pandemia foi lançada em 2020 após a MS declarar a Covid-19 como pandemia. Foram mais de 1.631 relatos de experiências recebidas pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
Arapiraca foi incluída como uma das cidades com maior motivação e sensibilidade sobre o papel e a responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (APS) na resposta à pandemia. Além da Capital do Agreste alagoano, também fora incluídas neste hall as cidades de Jaboatão dos Guararapes-PE, Pelotas – RS, Sorocaba-SP, Uberlândia – MG e Lagoa Santa -MG.
Destaques arapiraquenses
As práticas em saúde pública promovidas pelos profissionais de Arapiraca mostram estratégias bem sucedidas, a exemplo da adequação de estruturas, a capacitação das equipes e o estabelecimento de fluxos na rede assistencial.
Na terceira fase da premiação, 261 experiências brasileiras foram selecionadas como boas práticas desenvolvidas por profissionais da Atenção Primária em Saúde. Das 12 experiências de Alagoas selecionadas, Arapiraca foi responsável por nove delas.

Na quarta e última fase da premiação, a OPAS-OMS e o Ministério da Saúde vão reconhecer publicamente 19 experiências finalistas de excelência praticadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidas no primeiro nível de atenção. Uma das das experiências de Arapiraca entrou na lista seleta. Intitulado “Xô Covid – APS no enfrentamento da Covid-19 em Arapiraca/AL”, a experiência tem autoria assinada pela coordenadora de Enfermagem de Arapiraca, enfermeira Lousanny Caires, em parceria com outros profissionais da Saúde.
A cerimônia de encerramento da iniciativa APS Forte no SUS será realizada nesta sexta-feira (16), às 9h30, através de videoconferência, e contará com a presença da representante da OPAS-OMS no Brasil, Socorro Gross; do secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde (APS), Raphael Câmara; diretora do Departamento de Saúde da Família (Desf), Renata Maria de Oliveira Costa; representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula; e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire.
O evento será transmitido através do Canal do Youtube do Portal da Inovação na Gestão do SUS.
Últimas notícias

Gleisi defende minirreforma ministerial para Lula “arrumar governo”

Leonardo Dias aprova Projeto de Lei que declara a Feirinha da Pajuçara patrimônio cultural de Maceió

Ônibus despenca em ribanceira e causa pânico entre passageiros em Marechal Deodoro

TJAL inaugura Arquivo Judiciário e novas instalações no Fórum de Arapiraca

Ao lado de Messias, Lula recebe deputado e bispos evangélicos no Planalto

PRF prende homem com mandado de prisão por pensão alimentícia, em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
