Saúde

Hospital de Emergência do Agreste completa 18 anos salvando vidas

Desde a inauguração, em 2003, até a primeira quinzena deste mês, o HEA realizou 745.938 atendimentos

Por 7 Segundos 18/07/2021 11h11 - Atualizado em 22/07/2021 20h08
Hospital de Emergência do Agreste completa 18 anos salvando vidas
Hospital de Emergência do Agreste em Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

No livro da vida, capítulos destacados pela humanização no tratamento e salvamento de vidas. A história do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foi construída em um prédio, corredores, macas, equipamentos, tecnologia, mas, para ser contada por pessoas e salvar vidas.

O HEA, completa, neste 18 de julho, 18 anos de existência. Nasceu como Unidade de Emergência do Agreste, inaugurada em 2003, com o intuito de aproximar o tratamento médico emergencial para casos de vítimas de traumas físicos, nas regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Antes, os caminhos apontavam apenas para o antiga Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, em Maceió, também conhecida como Pronto Socorro.

Dezoito anos em dados – Desde a inauguração, em 2003, até a primeira quinzena deste mês, o HEA realizou 745.938 atendimentos. Quase 25%, ou 185.602, foram relacionados a acidentes de trânsito e, 75% deles, envolveram motocicletas, o que equivale a 140.986. Os números são impressionantes e, à medida que eles aumentavam, o hospital também crescia, acompanhando os casos que precisavam ser atendidos no trauma.

A gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque, ressalta os avanços dos últimos anos, que contribuem para o hospital ser referência nos serviços que oferece para a população, com reconhecimento, sobretudo, pelo acolhimento e humanização dos trabalhos.

A atual gestão estadual promoveu uma revolução na saúde do interior de Alagoas, onde a unidade passou a ser Hospital de Emergência do Agreste, mudando de patamar com a ampliação para 120 leitos de traumas. O governo mais do que dobrou a capacidade de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passando de sete para 16, com novos equipamentos.

Ampliação de Leitos
– Quando Alagoas precisou de mais vagas para atender pacientes com Covid-19, o HEA abriu as portas para 100 novos leitos de tratamento exclusivo, sendo 60 Clínicos e 40 de UTI. Com isso, foi gerado maior suporte de tratamento no interior, sem afetar os atendimentos de traumas que a unidade já é especialista.

Houve Processo Seletivo exclusivo para aumentar o quadro de servidores a partir da transformação de Unidade em Hospital de Emergência. Também houve a aquisição de equipamentos novos, incluindo o tomógrafo, cujo investimento foi superior a R$ 1 milhão.

Além de atender paciente com traumas, HEA conta com 100 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 40 de UTI e 60 Clínicos
Além da reforma do prédio para acessibilidade de deficientes físicos, ocorreu a construção de uma área para acondicionamento de resíduos sólidos hospitalar. Também foi viabilizada uma usina de ar comprimido, com o intuito de dar suporte aos gases medicinais utilizados em toda a estrutura do hospital, garantindo a qualidade e eficiência aos pacientes internados. O HEA também passou a contar com quatro veículos novos, sendo duas ambulâncias, um utilitário e um veículo leve para o setor administrativo.

O HEA criou, ainda, o Núcleo de Segurança dos Pacientes e passou a contar com um Serviço de Hemodiálise. A unidade também foi contemplada com a reforma e ampliação do Serviço de Nutrição e Dietética, que fornece cerca de 1.200 refeições diárias para pacientes, acompanhantes e funcionários.

Parcerias foram fechadas com várias instituições, como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O HE do Agreste ainda criou, com apoio do governo do Estado, a Residência Médica em Anestesia e Medicina de Urgência.

Musicoterapia é ação de humanização promovida no HEA para os pacientes

Humanização – Nas rotinas diárias dos pacientes e profissionais, o HEA ainda implantou projetos como o Preparando a Volta para Casa, que faz o acompanhamento de pacientes e acompanhantes no processo para retornar ao lar, após o período de internamento no hospital. Desde junho, por exemplo, o hospital abriu as enfermarias de trauma para integrantes do Alcoólicos Anônimos, proporcionando que eles realizem rodas de conversa com pacientes que sofreram algum acidente de trânsito, relacionado à bebida. Tanto o AA quanto o grupo Amor Exigente fazem parte desta ação. A musicoterapia também faz parte deste imenso cardápio de serviços oferecidos no HEA.

E, como meta da Gerência do Hospital de Emergência do Agreste não é só cuidar da saúde dos pacientes, mas, também, zelar pela saúde dos próprios profissionais, é desenvolvido o programa Qualidade de Vida do Trabalhador, o conhecido QVT. Ele é formado por uma equipe multiprofissional e tem o apelido carinhoso de “plano de saúde do HE do Agreste”, por cuidar da saúde dos servidores.

“Cada passo, ação, melhoria, é pensada no bem-estar dos pacientes, acompanhantes e valorizando a dedicação dos servidores”, diz a gerente do HEA, Bárbara Albuquerque
Formação Continuada – Outra grande preocupação é com a qualificação dos profissionais. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) sempre está antenado para buscar cursos e capacitações para os servidores dos diversos setores do hospital. “A saúde conta muito com a experiência dos profissionais, mas, é sempre importante buscar novos conhecimentos, entender e ver como a Medicina avança no mundo. Enfrentamos a rotina com bases comprovadas, sem achismos, e a educação continuada é primordial para nosso sucesso”, disse o diretor-médico do HEA, Vanderly Rezende.

“Cada passo, ação e melhoria, é pensada no bem-estar dos pacientes, dos acompanhantes e valorizando a dedicação diária dos servidores. Preocupação diária que nos traz resultados importantes, como a referência em estar sempre prontos para acolher quem chega no hospital”, salienta Bárbara Albuquerque, gerente-geral do HEA.