Covid -19

Arapiraca reduz cerca de 36% número de casos positivados de Covid-19

Os dados são dos boletins epidemiológicos publicados diariamente pela Prefeitura de Arapiraca

Por 7Segundos 19/07/2021 18h06 - Atualizado em 19/07/2021 18h06
Arapiraca reduz cerca de 36% número de casos positivados de Covid-19
O Centro de Triagem Iza Castro é um dos três pontos de atendimento do SUS para casos suspeitos de Covid-19 - Foto: Assessoria

Depois de três meses difíceis de pandemia em Arapiraca, os dados epidemiológicos apontam para uma redução significativa nos atendimentos e casos positivados de Covid-19 na Capital do Agreste.

De acordo com levantamento feito pelo Portal 7 Segundos, o número de casos positivos da doença causada pelo coronavírus reduziu cerca de 36%, levando em consideração a primeira quinzena de junho, com 2.075 casos, e a primeira quinzena de julho de 2021, com 1.329 casos. 

Os dados são dos boletins epidemiológicos publicados diariamente pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde.

É importante lembrar que são incluídos nos boletins todos os testes feitos em locais autorizados, sejam eles rápido, swab, sorológico, pelo SUS ou particular.

Outra redução também foi registrada no número de atendimentos realizados pela Unidade Sentinela de Arapiraca, Pronto Atendimento Municipal e Centro de Triagem Iza Castro. De acordo com o levantamento, a média da primeira quinzena de junho foi de 269 atendimentos por dia, enquanto na mesma quinzena de julho foi de 196, o que significa uma redução de aproximadamente 27%.

O avanço na vacinação contra a doença é o principal motivo para a redução dos casos confirmados. De acordo com a Prefeitura de Arapiraca, neste final de semana o município ultrapassou os 50% de arapiraquenses vacinados com pelo menos uma dose. 

De acordo com o Sistema Nacional de Monitoramento de Vacinas, Arapiraca já aplicou mais de 117.400 doses de vacinas, sendo 84.601 como primeira dose, e 32.799 como segunda dose ou dose única.

Apesar do avanço, Arapiraca suspendeu, nesta segunda-feira (19), a aplicação de primeiras doses tendo em vista a falta de imunizantes. Alagoas deve receber uma nova remessa e distribuir aos municípios até o final desta semana.