Cultura

[Vídeo ] Pesquisador da vida de Padre Cícero conta a história do religioso que morreu em 20 de julho de 1934

Para muitos, Padre Cícero é um santo, a quem atribui-se milagres, para outros, um Padre que soube como poucos se atrelar ao sistema político da época

Por 7 Segundos 20/07/2021 08h08 - Atualizado em 20/07/2021 12h12
[Vídeo ] Pesquisador da vida de Padre Cícero conta a história do religioso que morreu em 20 de julho de 1934
Busto de Padre Cícero em Praça de Craíbas - Foto: Ewerton Silva/7Segundos

20 de julho é uma data de uma grande importância para milhões de nordestinos espalhados pelo Brasil. Foi nesse dia, no ano de 1934, que Padre Cícero Romão Batista faleceu em Juazeiro do Norte, sertão do Ceará, cidade que cresceu e se desenvolveu graças ao legado do religioso que também trilhou os caminhos da política.

Praça Padre Cícero, em Craíbas. Foto: Ewerton Silva 

Para muitos, um santo, a quem atribui-se milagres. Para outros, um Padre que soube como poucos se atrelar ao sistema conservador que comandava a política na época.

Santo ou não, a verdade é que Padre Cícero Romão Batista tornou-se um mito, um ícone da cultura popular do nordeste e é esse personagem que o Portal7Segundos destaca em uma entrevista com um pesquisador e profundo conhecedor da vida de Padre Cícero.

Silvan de Oliveira conta a história de Padre Cícero ao Portal7Segundos. Foto: Ewerton Silva 

A reportagem do Portal7Segundos foi até à cidade de Craíbas, no agreste alagoano, conversar com Silvan de Oliveira, 56 anos, um arapiraquense radicado em Craíbas há 17 anos que através de pesquisas e de muita leitura, passou a saber tudo sobre a vida de Padre Cícero Romão Batista.

Confira a entrevista gravada na Praça Padre Cícero, em Craíbas:

Na próxima semana, Silvan de Oliveira fala sobre outro personagem importante e controverso da cultura nordestina: Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, que também era devoto de Padre Cícero e morreu em 28 de julho de 1938, em Angicos-SE. Em 2021, a morte de Lampião completa 83 anos.

Você sabia que Lampião andou pela região de Craíbas? Confira essa e outras histórias sobre Virgulino Ferreira na próxima semana.