Olimpíadas

Tenista espanhola passa mal com o calor e abandona jogo das quartas em Tóquio

Com quadro de insolação, atleta teve de deixar a quadra em uma cadeira de rodas

Por O Tempo 28/07/2021 10h10 - Atualizado em 28/07/2021 10h10
Tenista espanhola passa mal com o calor e abandona jogo das quartas em Tóquio
Tenista espanhola passa mal com o calor e abandona jogo das quartas em Tóquio - Foto: AFP

Outro caso foi o do russo Daniil Medvedev, que atua sob a bandeira do Comitê Olímpico da Rússia (ROC). Em alguns momentos do jogo com o italiano Fabio Fognini, ele demonstrou cansaço e teve até de receber atenção médica. A certa altura, foi questionado pela arbitragem se a partida poderia continuar e respondeu fortemente: “Sou um lutador, vou terminar o jogo, mas posso morrer. Se eu morrer, a ITF [Federação internacional de Tênis] assumirá a responsabilidade?”, disse, segundo relato da versão em espanhol da CNN.

Os atletas, inclusive, foram autorizados a deixar a quadra por 10 minutos entre o segundo e o terceiro sets. Medvedev venceu o confronto por 2 a 1 e, após o duelo, falou sobre o que sentiu.


“Desde o primeiro set, eu não me sentia suficientemente bem com a minha respiração. Por isso, chamei o fisioterapeuta. Senti como se meu diafragma tivesse bloqueado, não conseguia respirar corretamente. Creio que foi o dia mais úmido e quente que tivemos até agora”, disse.

Principal nome da competição, o sérvio Novak Djokovic já havia feito uma reclamação quanto aos horários em que as partidas estão sendo realizadas, justamente por conta do calor.

“Para ser honesto, eu não entendo porque eles não começam as partidas por volta de 15h. Eu ouvi dizer que tem um horário limite para os jogos terminarem antes de meia-noite. Mesmo assim, acabei de jogar a última partida e não são nem 17h”, apontou.