Polícia faz escavação onde corpo de escoteiro que sumiu há 36 anos pode estar
Garoto desapareceu em 1985 em uma trilha a 200 quilômetros da capital paulista
A Polícia Civil faz na manhã desta quinta-feira (29) uma escavação em uma área onde o corpo de Marco Aurélio Simon pode estar enterrado. O escoteiro desapareceu em 1985 durante uma trilha no Pico dos Marins, em Piquete, a 200 quilômetros da capital paulista. Clique no vídeo acima para entender o caso.
O caso foi desarquivado 36 anos depois após novos indícios abrirem duas linhas de investigação da polícia. A primeira delas é a que ele pode ter sido morto e enterrado em uma casa na zona rural. Esta é a que será averiguada na operação, que tem início às 9h e vai mobilizar equipe com seis peritos, médico legista e cães farejadores.
"Esta é a primeira de duas averiguações e deve ser concluída ainda hoje. Só escavando para entendermos se vamos encontrar algo na casa. A outra escavação prevista, caso não seja encontrada nenhuma prova nesta quinta, é mais complexa. O local fica em área aberta, próximo da casa, mas ainda precisamos estudar mais o trecho e não tem data definida", disse o delegado responsável pelo caso, Fábio Cabett.
O local já recebeu um mapeamento feito com georadar e na busca de materiais enterrados, o aparelho detectou uma mancha sob o chão da casa - esta é a área que será escavada. A estimativa é que a profundidade averiguada na operação seja até dois metros.
Segunda linha de investigação
A outra possibilidade que será investigada pela Polícia Civil é a de que Marco Aurélio possa estar vivo e hoje esteja em situação de rua. Há depoimentos de que ele foi visto em Taubaté em mendicância.
A família encomendou de peritos uma imagem envelhecida do escoteiro, com características de morador de rua e usa para tentar encontrá-lo (veja abaixo). Para esta linha de investigação, a polícia acionou as penitenciárias da cidade, equipes da Polícia Civil e Militar.
Esta linha é também o que acredita a delegada Sandra Vergal, responsável pela investigação do caso à época.
Histórico
O escoteiro Marco Aurélio Simon desapareceu na manhã do dia 8 de junho de 1985. Ele e outros três amigos, todos com 15 anos à época, estavam acompanhados de um líder e tentavam alcançar o cume do Pico dos Marins.

Escoteiro Marco Aurélio Simon desapareceu aos 15 anos em 1985 no Pico dos Marins em Piquete (SP) — Foto: Arquivo pessoal
No caminho, um deles torceu o pé e o líder autorizou que Marco Aurélio voltasse sozinho ao acampamento para pedir ajuda. O grupo se perdeu e, quando chegou ao local, encontrou a mochila de Marco Aurélio, mas o adolescente não estava lá.
Foram 28 dias de buscas com policiais de diferentes corporações, além de mateiros, alpinistas, especialistas e aeronaves. Moradores chegaram a se voluntariar e até videntes participaram das buscas na tentativa de ajudar.
Encerrado em 1990 sem conclusão, o inquérito foi retomado em julho de 2021 após autorização da Justiça, com novos indícios sobre o que pode ter acontecido.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
