Comunidade

Comunidade rural de Arapiraca é a primeira a receber a ação solidária Cuidar de Você

Vereadora Dra. Fany realiza mais uma iniciativa que faz do projeto de quatro anos de mandato

Por 7Segundos com assessoria 02/08/2021 07h07
Comunidade rural de Arapiraca é a primeira a receber a ação solidária Cuidar de Você
Comunidade rural de Arapiraca é a primeira a receber o projeto Cuidar de Você - Foto: Assessoria

Exercendo a profissão de médica há mais de duas décadas em Arapiraca, a vereadora Fany Gabriella (MDB) mais conhecida como Dra. Fany, sabe a carência de atendimento médico em várias comunidades do município. Por isso, neste final de semana ela lançou a ação solidária Cuidar de Você, que foi realizada na comunidade rural Rio dos Bichos, em Arapiraca.

A iniciativa faz parte das ações que integram o plano de mandato da vereadora durante os quatro anos na Câmara Municipal de Arapiraca. Além da ação Cuidar de Você, a vereadora realizou no dia 24 de julho mais uma ação solidária denominada Nossa Praça Viva. Outras iniciativas também serão executadas em várias comunidades das áreas urbana e rural de Arapiraca.


“Quem me conhece sabe que sou uma profissional ativa, inquieta e que me preocupo com o bem-estar das pessoas, principalmente das menos favorecidas. O objetivo dessa ação é potencializar os serviços de prevenção e promoção da saúde já existentes na comunidade”, pontuou a vereadora.

Na ação realizada no último sábado(31) foram instaladas duas tendas para receber a comunidade. Em uma delas, os moradores realizavam a pré-consulta com a equipe técnica de enfermagem. Houve aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, altura e peso. Bebês e crianças também receberam um atendimento especial. Na outra tenda, os moradores realizavam a consulta médica com a Dra. Fany.


“É muito bom saber que tem mais esse atendimento médico na nossa comunidade, pertinho de casa. Porque na maioria das vezes a gente não consegue consulta médica ou tem que esperar muito tempo pra ser atendido”. afirmou uma moradora.

Vale lembrar que os moradores da comunidade Rio dos Bichos tem como unidade de referência  o 4º Centro de Saúde - que fica localizado no bairro Itapuã. Na última semana, a comunidade foi avisada que uma médica do 4º Centro vai realizar atendimento semanal na própria comunidade.


“Essa iniciativa da Prefeitura  é muito importante para as mais de 100 famílias que moram nesta localidade. Quanto mais atendimento em saúde, menos pessoas doentes e portanto,  menos leitos de hospitais  ocupados. Por isso parabenizo a  gestão do prefeito Luciano Barbosa ”, afirmou a vereadora.

Enquanto as mães e pais recebiam atendimento da ação solidária Cuidar de Você, os filhos que não precisaram de atendimento médico participavam de brincadeiras tradicionais como pular corda, brincar com o bambolê e jogar bola.


A vereadora ressaltou  que a geração de crianças e adolescentes já nasceu conectada à tecnologia e a maioria nem sabe brincar como antigamente. Por isso é importante envolvê-las em brincadeiras coletivas onde há maior sociabilidade, interação, união, respeito e empatia.

No final da tarde, quando a ação já havia sido encerrada, alguns trabalhadores estavam voltando da roça e solicitaram à equipe de saúde para ajudar na solicitação de exames específicos. As demandas foram anotadas pela equipe da Dra. Fany e serão repassadas à Secretaria Municipal de Saúde.

“Eu gosto de olhar no olhos de cada pessoa. Entender o contexto social e econômico  em que elas vivem e contribuir no que eu puder como médica e agora como vereadora também. Meu mandato é de renovar o jeito de fazer política, de renovar a relação com os eleitores e com a comunidade. Por isso nosso projeto de mandato se chama RenovAção ”, finalizou.