Covid-19: ocupação hospitalar de leitos continua em queda no município de Arapiraca
Apenas 26% do total de 190 leitos estão ocupados, segundo Secretaria Municipal de Saúde
No mesmo dia em que o governador Renan Filho (MDB) anunciou a renovação do decreto que mantém Alagoas na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado por mais 15 dias, Arapiraca registra uma das menores taxas de ocupação hospitalar desde o início da pandemia. Conforme os dados mais atualizados da Secretaria Municipal de Saúde, do total de 190 leitos clínicos e de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, apenas 50 estavam ocupados no último dia 04 de agosto.
Ou seja, a taxa de ocupação hospitalar que dois meses atrás esteve perto de 100% atualmente está em 26%. Do total de 115 leitos clínicos disponibilizados no Hospital de Emergência do Agreste, Chama e Hospital Regional, apenas 18 estavam ocupados na data da última atualização. E dos 75 leitos de UTI desses hospitais, 32 estavam ocupados.

Apesar de o município ter 50 leitos ocupados, apenas 19 moradores de Arapiraca estão hospitalizados em tratamento da Covid-19. Os demais pacientes são oriundos de outros municípios do Agreste.
Além da queda no número de hospitalizações, é registrada também uma queda na procura por testagem para a doença no Centro de Triagem Isa Castro e na Unidade Sentinela, que atualmente funciona no Complexo Multiprofissional de Saúde. Do total de 168 pessoas que buscaram atendimentos nesses locais no dia 04 de agosto, apenas 27 testaram positivo para o coronavírus. No mesmo dia foram registradas três mortes provocadas pela doença.
Do início da pandemia, em março de 2020 até agora, Arapiraca contabiliza 33.254 casos confirmados da doença e 573 óbitos. Outras 32.771 pacientes cumpriram o período de 14 dias de transmissão do vírus e foram consideradas curadas.

A queda no número de notificações e de hospitalizações por Covid-19 é atribuída ao avanço da campanha de vacinação no município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram aplicadas 135.475 doses de vacinas. O município tem 98.415 pessoas vacinadas com a primeira dose e mais 37.060 pessoas que tomaram as duas doses da vacina.
Apesar do atual declínio da pandemia, as autoridades de saúde afirmam que os cuidados de higiene e distanciamento social devem ser mantidos para evitar que os índices voltem a crescer. O uso de máscara em locais públicos, bem como a higienização frequente das mãos com álcool em gel ou água e sabão, além de evitar aglomerações, continuam sendo recomendações básicas para evitar a infecção por Covid-19.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
