Geral

[Vídeo] Após ser curada de um câncer, dona de casa cumpre promessa de cuidar de animais de rua

Dona Marilene precisa de ajuda para alimentar 85 cães e 20 gatos

Por 7Segundos 09/08/2021 07h07 - Atualizado em 09/08/2021 07h07
[Vídeo] Após ser curada de um câncer, dona de casa cumpre promessa de cuidar de animais de rua
Dona Marilene cuida de 85 cachorros e 20 gatos - Foto: 7Segundos

Um diagnóstico de câncer de mama mudou para sempre a vida da dona de casa Marilene da Silva, 63 anos. Durante o tratamento quimioterápico ele fez uma promessa que se ficasse curada cuidaria de animais abandonados nas ruas. E quase 20 anos após ser curada da doença ela continua cumprindo o que prometeu.

Quem chega à casa de dona Marilene localizada no bairro Batingas, em Arapiraca, tem a sensação de estar num abrigo para animais. Mas essa mulher que já não tem a mesma jovialidade e disposição de quando começou a cuidar dos animais, abdicou de suas próprias vaidades e até, necessidades básicas, como uma alimentação mais reforçada, para cuidar e alimentar  de 85 cães e 20 gatos .A casa simples onde ele abriga mais de cem animais foi uma doação de uma ex-patroa. 

"Eu trabalhava como doméstica na casa dela e quando tive câncer ele me deu esse imóvel para eu morar " relembra.

Cadela ficou paralítica após sofrer acidente e recebe os cuidados da dona Marilene 

No primeiro cômodo da  casa, que  é uma área onde se vê o movimento dos carros da principal avenida do bairro, ela abriga uma cadela que foi atropelada e fico sem os movimentos do quadril e das pernas traseiras. Usando fraldas descartáveis e ainda com feridas pelo corpo, a cadela tem atenção e cuidados especiais da cuidadora. 

Eu coloquei um colchão aqui pra ela ficar mais protegida e não se machucar entre os outros animais. 

Depois de percorrer o corredor de duas salas pequenas quem visita a casa de dona Marilene encontra dez cachorros na cozinha. Segundo dona Marilene, eles ficam isolados dos outros animais porque foram retirados das ruas muito pequenos e não se podiam ficar com os outros animais mais bravos.

'Eles ficam aqui comigo na cozinha. Vou arrumando a casa e de olho neles", brincou a cuidadora.


Dez cães vivem na cozinha porque porque são pequenos e ela não quis colocá-los com os maiores 

A grande concentração de cães, 75 animais, fica no quintal estreito da casa, e muitos deles precisam ficar isolados para evitar brigas e machucar os menores.

Alimentar, dar banho e limpar todo o espaço ocupado por  essa tropa não é tarefa fácil. Só mesmo muito amor e abdicar de toda uma vida pela causa animal.

Dona Marilene disse que uma das maiores dificuldades é alimentar os cães diariamente. Juntos eles consomem por dia uma saco de ração de 15 kg.

O salário do benefício que eu recebo eu já passo na loja onde eu compro a ração e deixo lá. Minha dívida com a compra de ração já ultrapassa mais de R$ 3 mil . E eu ainda agradeço porqueo o dono de lá confia de vender a ração fiado e os animais não ficam sem a alimentação.


Outros 75 animais vivem no quintal 


Ela disse que recebe doação de algumas pessoas mas ainda não é suficiente para alimentar todos os animais. Por isso a dívida na loja de ração cresce a cada dia.

Eu já fiz um empréstimo para pagar outra dívida de ração. Essas parcelas do empréstimo vem descontado no salário do meu marido que é aposentado. E assim a gente vai vivendo até onde Deus quiser, afirmou.


Em todo o tempo que a equipe de reportagem do 7Segundos esteve na casa de dona Marilene, ele estava sempre com o sorriso no rosto. Apesar de todas as dificuldades financeiras para alimentar mais de cem animais, dona Marilene sempre se refere aos cães e gatos com muito amor. Em nenhum momento reclamou da decisão que tomou há 20 anos de cuidar dos animais abandonados e maltratados nas ruas. Ela não tem nenhuma vaidade, a casa onde mora é muito simples e os móveis são antigos, mas o local tem uma atmosfera solidariedade, dedicação e amor incondicional pelos animais.

Dona Marilene disse que há muito tempo já não retira mais animais das ruas porque nem tem espaço na casa nem condições financeiras.

Meu sonho era ter um espaço maior para que eles pudessem correr, brincar. Muita gente já prometeu me ajudar mas eu ainda não consegui. Mas tenho fé que um dia eu vou realizar esse sonho, finalizou.

Ong 

A ong Protetoras Arapiraca sempre está dando o apoio necessário para que dona Marilene consiga doação de ração e de material de limpeza. No final de julho, através do instagram @protetorasaarapiraca, a ong  lançou uma campanha para arrecadar ração para os animais que dona Marilene abriga. Apesar de ter um motivo especial, pois era aniversário de dona Marilene, ela recebeu somente cinco sacos de ração.  

Quem quiser ajudar doando ração ou algum valor em dinheiro  pode usar alguma dessas contas abaixo. Tudo que for arrecadado será entregue à dona Marilene.