Litoral

Mais 16 fardos de látex são encontrados em prais de Coruripe

Apesar do surgimento ser algo bastante inusitado, o mistério já foi solucionado

Por 7 Segundos 09/08/2021 17h05
Mais 16 fardos de látex são encontrados em prais de Coruripe
Mais 16 fardos de látex são encontrados em prais de Coruripe - Foto: Assessoria

Pelo menos 16 novos fardos de látex foram encontrados nas praias de Coruripe, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura. 12 delas foram encontradas na praia de Pituba e 4 na praia da Lagoa do Pau.

O material foi recolhido na manhã desta segunda-feira (9), por equipes das secretarias de Limpeza e Infraestrutura, através do supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo.

Os fardos serão encaminhados para a Central de Tratamento de Resíduos de Pilar, cidade localizada na Região Metropolitana de Maceió.

Apesar do surgimento ser algo bastante inusitado, o mistério já foi solucionado. O material é igual ao encontrado em 2018 em outras praias do Litoral alagoano.

De acordo com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), os pacotes são fartos de borracha provenientes de um navio alemão naufragado durante a 2ª Guerra Mundial.

Segundo chefe da Divisa Técnico-Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) Alagoas, Rivaldo Couto Júnior, os fardos são de borracha látex natural vindo da antiga Indochina.

"O material estava em um naufrágio da época da Segunda Guerra Mundial. O navio naufragou na parte central do Oceano Atlântico e os fardos estão aparecendo desde 2019 no nosso litoral" explicou Rivaldo.

Desta vez, os fardos foram encontrados na Praia da Pituba, no Poxim, e também na Praia de Ponta da Asa, que fica entre o Miaí de Cima e o Miaí de Baixo.