Arapiraca

Programação especial é realizada em comemoração ao Dia Nacional da Equoterapia

Brincadeiras, dinâmicas e músicas fizeram parte das atividades realizadas

Por 7Segundos com assessoria 10/08/2021 06h06 - Atualizado em 11/08/2022 11h11
Programação especial é realizada em comemoração ao Dia Nacional da Equoterapia
Programação especial em comemoração ao Dia Nacional da Equotererapia - Foto: Assessoria

O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire promoveu nesta segunda-feira, dia 9 de agosto, evento em comemoração ao Dia Nacional da Equoterapia instituído pela Lei Federal nº 12.067.

Pioneira no Nordeste, a entidade trabalha há cerca de quinze anos, acolhendo pessoas com deficiência ou com tratamento de habilitação e reabilitação, por meio de atendimentos ambulatoriais, fisioterápicos e equoterápicos.

Regado a pipoca, algodão doce, brincadeiras, dinâmicas e muita música, o evento seguiu durante todo o dia, enquanto praticantes e familiares participavam das atividades desenvolvidas na sede.

A ação foi mediada pelo coordenador e equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, auxiliares guias e laterais, além de quitador e banheiro.


Mãe de praticante, Adriana Kelly, afirmou que não poderia, de forma alguma, deixar de parabenizar pelo excelente trabalho, carinho e dedicação com que o filho foi recebido pelos profissionais da instituição. “Parabenizo toda essa equipe do Complexo, em especial o deputado Tarcizo Freire por esse trabalho social maravilhoso, que é de grande valor para todos nós”, relata.

De acordo com Michael Freire, gerente do Complexo, o sentimento é de felicidade pela passagem do dia. “Feliz por hoje ser esse dia tão especial para equoterapia nacional, data que celebramos a vitória do Brasil quando fundamentou e colocou essa técnica tão maravilhosa que beneficia milhares de pessoas”, concluiu.


Depois de ressaltar a data comemorativa, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), parabenizou a equipe de colaboradores e ainda falou de como a equoterapia contribui na reabilitação das pessoas.

“Não existe nada mais prazeroso que celebrar este momento ao lado de praticantes e colaboradores da instituição, que é a passagem do Dia Nacional da Equoterapia. Aproveito para parabenizar esses profissionais que tem se mostrado incansáveis no trabalho de reabilitação dos praticantes do Complexo Tarcizo Freire. Imagine pessoas que chegam aqui em cadeira de rodas, com algum tipo de deficiência, voltarem a andar depois de um período de tratamento de reabilitação em cima de um cavalo. Não existe nada mais nobre que isso”, finalizou o parlamentar


As atividades seguem durante toda semana na sede da instituição.

EQUOTERAPIA 

É um método terapêutico e educacional que se utiliza de cavalos dentro de uma abordagem interdisciplinar para ajudar na reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, seja psicológica ou cognitiva.