Geral

Dez anos atrás, 7SEGUNDOS nasceu para inovar no jornalismo de Arapiraca

Empresa de comunicação seguiu caminho diverso dos outros sites de notícias alagoanos

Por 7Segundos 10/08/2021 18h06 - Atualizado em 10/08/2021 19h07
Dez anos atrás, 7SEGUNDOS nasceu para inovar no jornalismo de Arapiraca
7Segundos inovou jornalismo no interior de Alagoas - Foto: 7Segundos

Quando a década de 2010 teve início, o webjornalismo já estava consolidado em Alagoas. Sites de notícias haviam encontrado seu espaço na Capital, mas a cobertura jornalística no interior quase sempre se resumia às ocorrências policiais mais violentas, passando a falsa impressão de que esses seriam os únicos acontecimentos relevantes fora de Maceió.

"Naquela época, havia essa lacuna porque o que existia em Arapiraca eram sucursais de veículos de comunicação de Maceió. Quando decidimos lançar o site, já tínhamos em mente que poderíamos expandir para outras regiões e, por isso, escolhemos um nome que auxiliasse nesse processo", explica o radialista Ângelo Farias, um dos fundadores do 7Segundos, junto com os empresários Júnior Alexandre e Gustavo Amaral, que após um período deixou o empreendimento para focar em outros projetos pessoais.

A ideia inovadora recebeu o incentivo de amigos e familiares. Mas fora desse círculo, muitas vezes eles ouviram que colocar no ar um portal de notícias voltado para Arapiraca e para o jornalismo local no interior era "negócio arriscado", ou "sem futuro".

Ângelo Farias e Júnior Alexandre seguiram tocando o 7Segundos

O tempo mostrou que esses não poderiam estar mais errados. Além de colocar Arapiraca e outros municípios do interior nas manchetes, noticiando fatos do cotidiano e da política - e fazendo também uma importante prestação de serviços - pela primeira vez essas populações se tornaram protagonistas, e tiveram suas histórias, anseios, necessidades e denúncias ouvidos.

Dar voz ao povo é, inclusive, uma das das principais missões do 7Segundos e um dos aspectos que levaram o portal a crescer ao longo dos últimos dez anos, além da credibilidade conquistada com o rigor na apuração das informações.

Tudo começou em uma pequena sala no piso superior de um estabelecimento comercial no Centro de Arapiraca. A pequena equipe se desdobrava para manter o site atualizado ao mesmo tempo que buscava informações de fontes até então pouco conhecidas pela grande imprensa alagoana.

Equipe do 7Segundos cabia em um pequeno espaço no Centro de Arapiraca

"Sempre tive como lema uma frase de Jorge Paulo Lemann, que diz: 'pense grande, mas comece pequeno'. E foi assim com o 7Segundos também. Aos poucos, fomos ganhando espaço e expandindo, com muito esforço e integridade. E seguimos crescendo, mesmo durante a pandemia, estamos na contramão da crise e aumentamos a nossa equipe para cumprir melhor a nossa missão, que é levar informação com credibilidade", ressaltou Júnior Alexandre.

Lá atrás, a receptividade do público levou ao rápido desenvolvimento do site, que tempos depois se mudou para um espaço maior, para comportar a ampliação da equipe - que além de garantir a cobertura jornalística de Arapiraca, também trazia informações de outros municípios do Agreste e Sertão.

Consolidado como um dos portais de notícias preferidos dos leitores dessas regiões, o portal conseguiu expandir a cobertura com a TV 7Segundos, que possui estúdio próprio que funciona no Arapiraca Garden Shopping, e também com a abertura de uma redação em Maceió, a posterior expansão para Maragogi e o programa de rádio Na Mira da Notícia, que nasceu em Arapiraca e migrou para Maceió.

Até o próximo domingo (15), uma série de reportagens irá celebrar a trajetória do 7Segundos ao longo da última década. Nesta quarta-feira, dia em que o site oficialmente comemora 10 anos de existência, traremos algumas das grandes reportagens realizadas em Arapiraca, Maceió e Maragogi, e também um vídeo especial em que Júnior Alexandre e Ângelo Farias irão rememorar os desafios, as dificuldades e as conquistas que fazem parte do caminho percorrido até se tornar um dos maiores portais de notícias de Alagoas.

Em 2016, após debate com os candidatos a prefeito de Arapiraca