Justiça

Semana da Justiça pela Paz em Casa tem quase 160 audiências pautadas em Maceió e Arapiraca

Coordenada pelo CNJ, força-tarefa tem início nesta segunda (16) e segue até o dia 20 de agosto

Por 7Segundos com Assessoria 13/08/2021 14h02
Semana da Justiça pela Paz em Casa tem quase 160 audiências pautadas em Maceió e Arapiraca
Paz em Casa - Não se Cale - Foto: Divulgação

Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar de Maceió e Arapiraca pautaram cerca de 160 audiências para a Semana da Justiça pela Paz em Casa, que começa nesta segunda (16) e vai até o dia 20 de agosto. Coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a força-tarefa tem como objetivo concentrar esforços no julgamento de casos envolvendo violência contra a mulher.

As audiências acontecerão pela manhã, a partir das 8h, algumas presenciais e outras no formato virtual. As partes já foram intimadas.

Só em Maceió, estão previstas 125 audiências de instrução e de justificação (para verificar se as mulheres com medidas protetivas estão em segurança ou se os homens estão descumprindo as medidas). Já em Arapiraca, além das oitivas, devem ocorrer ações de conscientização, com a distribuição de panfletos e realização de palestras virtuais sobre violência doméstica.

"A importância da Semana da Justiça é trazer reflexões e discussões acerca da Lei Maria da Penha, acerca da violência que é praticada contra a mulher, especialmente no seu espaço de convivência, no seu lar", afirmou o juiz Alexandre Machado, do Juizado de Arapiraca.

Ainda segundo ele, a campanha ajuda a fortalecer a rede de proteção e a estabelecer um diálogo entre os atores envolvidos. "O objetivo é buscar mecanismos mais efetivos para que possamos alcançar essa mulher vítima de violência. A Semana nos permite dotar a mulher de informação, para que ela tenha condição de romper o ciclo de violência ao qual está submetida", reforçou o juiz.