Política

Vereadora Dra. Fany é eleita vice- presidente da Câmara Municipal de Arapiraca

Mesa diretora comandará os trabalhos da Casa Legislativa no biênio 2023-2024

Por 7Segundos com assessoria 15/08/2021 10h10
Vereadora Dra. Fany é eleita vice- presidente da Câmara Municipal de Arapiraca
Dra. Fany é eleita vice-presidente da Câmara Municipal de Arapiraca - Foto: Assessoria

Na tarde deste sábado (14) a Câmara Municipal de Arapiraca elegeu a nova Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos legislativos a partir de janeiro de 2023 até o fim de 2024. Dos 19 vereadores, 11 participaram da sessão e elegeram para presidente o vereador Sérgio do Sindicato (PSDB) e a vereadora Fany Gabriella (MDB), mais conhecida como Dra. Fany, como vice-presidente. Na nova composição também foram eleitos para o cargo de secretários Marcio Marques (Republicanos), Edvânio do Cangandu (Avante) e Márcio do Canaã (MDB).

A vereadora Dra. Fany agradeceu aos colegas vereadores o voto de confiança por terem escolhido o nome dela para comandar a vice-presidência da Casa Herbene Melo durante o biênio 2023-2024.

" Essa é a minha primeira legislatura e sou a única mulher eleita entre os 19 vereadores que compõem esta Casa e  hoje fui eleita vice-presidente da Mesa Diretora.  É um grande desafio e uma grande honra também. Continuarei execendo meu mandato com humildade, transparência e muito trabalho ", agradeceu a vereadora.

Mesa Diretora eleita para o biênio 2023-2024

Processo tumultuado antes e durante a eleição

Mas o processo de eleição não transcorreu de forma simples e direta. Muitos fatos tumultuados ocorreram antes e durante o procesos eleitoral. 

Na noite da sexta-feira (13) os vereadores foram pegos de surpresa ao receberem uma convocação
da presidência da Câmara para a  eleição da Mesa Diretora do Biênio 2023-2024. A votação foi marcada para as 16h deste sábado (14).

Dos 19 vereadores, 11 compareceram ao plenário da Câmara de Vereadores, mas o presidente da Casa, Thiago Severino Lopes, Melquisedeque de Oliveira, Fábio Rogério, Pablo Emanuel, Fabiano Leão, Tulio Freire, Ginaldo Luiz e José Carlos não estavam presentes.


Vereadora Dra. Fany e vereadora Márcio Marques conduziram a eleição da mesa 

Mas como havia mais de dois terços dos vereadores presentes, e portanto, respeitando o Regimento Interno da Casa, os 11 vereadores que estavam no plenário da Câmara decidiram que haveria a sessão de votação.

Cerca de 10 minutos antes da sessão extraordinária ser iniciada, os vereadores presentes ao plenário, foram novamente surpreendidos com um novo comunicado da presidência da Câmara informando que a sessão havia sido cancelada.


Os 11 vereadores que estavam presentes durante à sessão que elegeu a Mesa Diretora

Mas o anúncio do cancelamento da sessão não foi a única surpresa para os edis presentes à sessão. 
De repente, um helicóptero do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) sobrevoou o prédio da Câmara e várias viaturas chegaram ao local. Os Policiais Militares adentraram no prédio informando que tinham recebido denúncias de que havia vereadores armados fazendo ameaças à funcionários e a outros vereadores.

Os vereadores que estavam presentes informaram que não havia ninguém armado naquele local e que a informação sobre as ameaças eram inverídicas. Contata a fake news, a PM se retirou do local, e apesar de todos esses acontecimentos, antes e durante o processo de eleição, houve a votação e eleição da Mesa Diretora.