Comunidade

[Vídeo] Esperamos por esse poço há muitas décadas, afirmam moradores de comunidade quilombola

Vereadora Dra. Fany conseguiu a instalação de quatro poços para Arapiraca

Por 7segundos com Assessoria 19/08/2021 09h09 - Atualizado em 19/08/2021 12h12
[Vídeo] Esperamos por esse poço há muitas décadas, afirmam moradores de comunidade quilombola
Vereadora Dra. Fany com os moradores da comunidade Quilombola Carrasco - Foto: Assessoria


O problema de falta de água para os moradores do Carrasco - comunidade quilombola localizada na zona rural de Arapiraca, chegou ao fim. Um poço artesiano foi perfurado e vai abastecer várias famílias da região.

A chegada da água potável na comunidade é um sonho antigo. Dona Maria José, 76 anos, afirmou que na infância viu a mãe e as irmãs mais velhas cavarem três poços com as próprias mãos.

"Elas passavam meses tirando a terra e cavando um buraco mais profundo na tentativa de encontrar água. Mas apesar de todo o esforço da minha mãe e irmãs, a água nos três poços que elas cavaram era salobra", contou a moradora.


Foram décadas de espera até a vereadora Dra . Fany tomar conhecimento da difícil realidade que vivia a comunidade remanescente de quilombo. Em menos de oito meses de atuação como vereadora conseguiu a perfuração do poço artesiano na comunidade

"Eu sou médica e sei que sem água potável os moradores podem sofrer diversos problemas de saúde pela ausência do líquido no organismo. Por isso, quando consegui a instalação de poços artesianos para Arapiraca, priorizei essa comunidade, afirmou vereadora.

Os moradores do Carrasco que durante décadas tinham que comprar água para o consumo e realizar as tarefas cotidianas, agora têm água potável no quintal de casa.


"A gente já tinha perdido a esperança. Quando a água começou a jorrar e minha neta trouxe um copo de água para eu tomar parecia um sonho. São muitos anos de sofrimento e a gente só tem gratidão pela vereadora Dra. Fany que conseguiu esse poço para a nossa comunidade, falou emocionada Dona Maria José.

A vereadora fez questão de ressaltar a parceria com a Semarh e a contrapartida dos recursos pela Prefeitura de Arapiraca.

"Ninguem é forte sozinho. Só conseguimos esse poço pelo trabalho dinâmico do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Fetnando Pereira, e pelo total apoio na contrapartida dos recursos do prefeito Luciano  Barbosa", reconheceu.

A vereadora também agradeceu ao Secretário Executivo da Semarh, Pedro Lucas; a superintendente de Meio Ambiente Fabiana Couto, e o supervisor de Desenvolvimento Ambiental, Edmilson dos Santos que estiveram pessoalmente em Arapiraca e conheceram os projetos desenvolvidos pela Dra. Fany em várias comunidades de Arapiraca.