Arapiraca

[Vídeo] Máquinas e pilotos invadem Arapiraca na 8ª Etapa do Rally dos Sertões 2021

Com cancelamento da etapa deste domingo (22) devido às chuvas, encerramento da competição se deu na capital do agreste

Por 7segundos 22/08/2021 07h07
[Vídeo] Máquinas e pilotos invadem Arapiraca na 8ª Etapa do Rally dos Sertões 2021
Máquinas que disputam o Rally dos Sertões invadem Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Desde a manhã deste sábado (21), a cidade de Arapiraca vive o clima do Rally dos Sertões, considerado a maior competição off road das Américas, ou seja, é a maior competição automobilística disputada fora de uma pista convencional, ou pavimentada, de todos os continentes americanos.

Na edição deste ano, a 29ª da competição, foram inscritos 333 participantes, entre pilotos e navegadores, um recorde da história do Rally, que em 2021 também inovou proporcionando aos competidores a realização de um trajeto 100% nordestino, desde a largada até a chegada, algo inédito na história do Rally dos Sertões, que teve início dia 13 de agosto na Praia da Pipa-RN e será encerrado neste domingo (22) na Praia dos Carneiros, em Tamandaré-PE.

Os Estados contemplados com a passagem do Rally em 2021 são: Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Paraíba, Bahia, Pernambuco e Alagoas. O trajeto total tem 3.548 Km, dos quais, 2.180 Km são considerados Trechos Especiais, o equivalente a 60% do total, onde os competidores podem pisar fundo no acelerador.

Em seu percurso, o Rally presenteou os competidores com locais de beleza exuberante, a exemplo da Serra da Capivara, no Piauí, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o entorno do Rio São Francisco, entre os Estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas.

A cidade de Arapiraca, no agreste alagoano, sedia pela primeira vez uma das etapas do Rally dos Sertões, mais precisamente a 8ª Etapa da competição, que tem um total de nove etapas.

Vila Sertões instalada no Lago da Perucaba, em Arapiraca, local de divulgação da cultura e gastronomia local durante o Rally. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Na manhã deste sábado (21) antes da largada, em Delmiro Gouveia, a direção da prova decidiu transformar a 9ª e última etapa do Rally, programada para este domingo (22), com trajeto entre as cidades de Arapiraca-AL e Tamandaré-PE, em deslocamento, ou seja, sem valer contagem de pontos. Dessa forma, os pilotos e navegadores irão apenas cumprir tabela neste domingo (22).

A decisão foi tomada para evitar riscos aos pilotos, devido às previsões de chuva para a região na divisa entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, por onde os veículos irão passar. Com isso, o trajeto entre as cidades de Delmiro Gouveia e Arapiraca, que faria parte da penúltima etapa da prova, tornou-se a última e decisiva etapa da competição.

Pôr do sol no Lago da Perucaba em Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Por exigência da direção do Rally dos Sertões, o evento não é aberto ao público em geral. Só pode ter acesso ao local onde as equipes e os pilotos estão quem recebeu credenciamento após testar negativo contra a Covid-19. O motivo da restrição é evitar aglomerações devido à pandemia do novo coronavírus. O uso de máscara é obrigatório no local.

A reportagem do Portal7Segundos esteve no Lago da Perucaba, escolhido como ponto de parada das equipes, para mostrar os bastidores da prova e a movimentação no local com a chegada dos pilotos.

Confira o vídeo: