Saúde

[Vídeo] Com aumento da demanda, Hemoal Arapiraca intensifica campanha para aumentar estoque de sangue

Hemocentro que atende praticamente metade dos municípios alagoanos precisa receber o dobro de doações de sangue

Por 7Segundos 26/08/2021 12h12 - Atualizado em 26/08/2021 12h12
[Vídeo] Com aumento da demanda, Hemoal Arapiraca intensifica campanha para aumentar estoque de sangue
Hemoal faz campanha para incentivar doação de sangue em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

O avanço da vacinação contra a Covid-19 por faixa etária no país e a redução do número de óbitos provocou a retomada das cirurgias eletivas - que não são realizadas com urgência - pelo SUS em Alagoas. Diante deste cenário, os hospitais voltaram a precisar de um robusto estoque de sangue. Em Arapiraca, o Hemoal está intensificando campanha para aumentar a quantidade de doações.

De acordo com a supervisora do Hemoal de Arapiraca, Aurélia Fernandes, o estoque atual corresponde a menos de 50% do necessário para suprir a demanda dos hospitais de Arapiraca e de mais 49 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. O estoque mínimo necessário é de 200 bolsas de sangue diárias e, na última quarta-feira (25), o hemocentro dispunha de apenas 97 bolsas. 

Ou seja, para garantir que cirurgias não sejam suspensas ou adiadas por falta de estoque sanguíneo, o hemocentro precisa dobrar a quantidade de doações de sangue recebidas.


“É muito importante que as pessoas venham doar sangue porque além de estarem contribuindo para salvar, o doador tem a isenção do pagamento da inscrição em concurso público em Alagoas e meia-entrada para shows e eventos culturais, garantidas por lei de minha autoria”, afirmou a ex-vereadora Aurélia Fernandes.

Veja, no vídeo abaixo, a entrevista completa da supervisora do Hemoal de Arapiraca, Aurélia Fernandes: