Governo firma convênio e garante recursos para a promoção da gastronomia alagoana
Convênio libera recursos para investimento em ações de divulgação e a realização de eventos e festivais gastronômicos
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL) assinaram um termo de fomento para garantir a promoção da gastronomia alagoana com ações de divulgação e a realização de eventos e festivais gastronômicos. Com recursos estaduais, o convênio foi assinado nesta segunda-feira (30), na Sedetur.
A gastronomia é um segmento capaz de produzir receita em larga escala e de gerar empregos diretos e indiretos, além de inúmeras outras oportunidades para diversos segmentos do turismo. Segundo um levantamento realizado pela Abrasel-AL, em 2019 o setor gastronômico teve um impacto de cerca de R$ 150 milhões na economia alagoana, valor 66,7% maior do que o registrado em 2018.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, o convênio com a Abrasel- AL é fundamental para fortalecer o segmento de bares e restaurantes ampliando a oferta de trabalho em renda em Alagoas.
“Com a retomada segura e gradual do turismo no nosso Estado, é importante apostar num trabalho de divulgação da gastronomia local e suas potencialidades, impulsionando a cadeia do turismo em Alagoas. O Convênio com a Abrasel-AL, para a realização de eventos e festivais gastronômicos, é fundamental para que o setor possa se fortalecer cada vez mais, gerando emprego e renda para os alagoanos”, destaca o secretário.
A união de 390 associados da Abrasel-AL gerou cerca de 16 mil empregos diretos na capital alagoana em 2019, sendo 7,3 mil empregos a mais que em 2018; contabilizando ainda 37,3 mil pessoas trabalhando nos seis festivais que aconteceram em 2019. Para o presidente da Abrasel-AL, José Eutimio Júnior, o apoio da Sedetur é fundamental para fomentar a gastronomia local.
“É muito importante esse apoio da Sedetur para o nosso setor, que é o de alimentação fora de casa. Graças a esse Convênio, podemos colocar em prática as ações de desenvolvimento da nossa gastronomia, através da realização dos festivais gastronômicos, dos eventos que fazemos para valorização da nossa gastronomia, que abrange desde o bar, os restaurantes, às lanchonetes da nossa cidade; então tudo isso ocorre graças ao apoio, graças a esse convênio que firmamos aqui com a Sedetur”, afirma o presidente.
Últimas notícias
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
