Governo firma convênio e garante recursos para a promoção da gastronomia alagoana
Convênio libera recursos para investimento em ações de divulgação e a realização de eventos e festivais gastronômicos

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL) assinaram um termo de fomento para garantir a promoção da gastronomia alagoana com ações de divulgação e a realização de eventos e festivais gastronômicos. Com recursos estaduais, o convênio foi assinado nesta segunda-feira (30), na Sedetur.
A gastronomia é um segmento capaz de produzir receita em larga escala e de gerar empregos diretos e indiretos, além de inúmeras outras oportunidades para diversos segmentos do turismo. Segundo um levantamento realizado pela Abrasel-AL, em 2019 o setor gastronômico teve um impacto de cerca de R$ 150 milhões na economia alagoana, valor 66,7% maior do que o registrado em 2018.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, o convênio com a Abrasel- AL é fundamental para fortalecer o segmento de bares e restaurantes ampliando a oferta de trabalho em renda em Alagoas.
“Com a retomada segura e gradual do turismo no nosso Estado, é importante apostar num trabalho de divulgação da gastronomia local e suas potencialidades, impulsionando a cadeia do turismo em Alagoas. O Convênio com a Abrasel-AL, para a realização de eventos e festivais gastronômicos, é fundamental para que o setor possa se fortalecer cada vez mais, gerando emprego e renda para os alagoanos”, destaca o secretário.
A união de 390 associados da Abrasel-AL gerou cerca de 16 mil empregos diretos na capital alagoana em 2019, sendo 7,3 mil empregos a mais que em 2018; contabilizando ainda 37,3 mil pessoas trabalhando nos seis festivais que aconteceram em 2019. Para o presidente da Abrasel-AL, José Eutimio Júnior, o apoio da Sedetur é fundamental para fomentar a gastronomia local.
“É muito importante esse apoio da Sedetur para o nosso setor, que é o de alimentação fora de casa. Graças a esse Convênio, podemos colocar em prática as ações de desenvolvimento da nossa gastronomia, através da realização dos festivais gastronômicos, dos eventos que fazemos para valorização da nossa gastronomia, que abrange desde o bar, os restaurantes, às lanchonetes da nossa cidade; então tudo isso ocorre graças ao apoio, graças a esse convênio que firmamos aqui com a Sedetur”, afirma o presidente.
Últimas notícias

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula

Presidente do PSDB no Ceará anuncia filiação de Ciro Gomes ao partido

Casal é morto a tiros dentro de casa em Carneiros, Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
