Comunidade

Notícias falsas: Núcleo Permanente de Enfrentamento à Desinformação se reúne nesta terça-feira e planeja ações

Será criado um canal de denúncia online diretamente no portal do TRE para combater as fake news

Por 7Segundos com Assessoria 31/08/2021 19h07 - Atualizado em 31/08/2021 21h09
Notícias falsas: Núcleo Permanente de Enfrentamento à Desinformação se reúne nesta terça-feira e planeja ações
Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE/AL se reúne na tarde desta terça-feira (31) - Foto: Cortesia/TRE-AL

Na tarde desta terça-feira (31), foi realizada uma reunião com os integrantes do Núcleo Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) na qual foram planejadas ações pedagógicas e institucionais para os próximos meses. O órgão já atuará nas eleições suplementares em Campo Grande, que acontece no dia 12 de setembro, com a disponibilização de um canal direto para denúncias de notícias falsas através do WhatsApp.

“Nos próximos dias já disponibilizaremos um contato para que os eleitores de Campo Grande possam denunciar casos de desinformação na eleição suplementar próxima. Além disso, entregaremos aos alagoanos um canal de denúncia online diretamente no portal do TRE e organizaremos eventos, em parceria com as instituições que compõem o Núcleo, para levarmos conceitos de informação midiática e informacional, orientando como a checagem de informação pode ser feita”, explicou o juiz Maurício César Breda Filho, presidente do Núcleo.

“Atuaremos de maneira didática quanto à prevenção e, energicamente, quando forem detectados casos concretos aqui em Alagoas. As pessoas não podem continuar sendo influenciadas por informações falsas e, sem medidas, orquestrarem ataques às instituições públicas”, ressaltou o magistrado.

O Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE de Alagoas é composto por uma procuradora regional eleitoral, delegados da Polícia Civil e da Polícia Federal, tenente coronel da Polícia Militar, advogado, presidente do Sindicato dos Jornalistas, diretor-geral do TRE e por servidores da Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria de Tecnologia da Informação.