[Vídeo] Coordenadora de Imunização fala sobre vacinação na faixa dos 17 anos e aplicação da 3ª dose em Arapiraca
Já podem se vacinar a partir desta quinta (02) quem tem 17 anos e possui comorbidade ou deficiência permanente
Em entrevista ao Portal7Segundos, a Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis do município de Arapiraca, enfermeira Mônica Susy, detalhou as informações relativas à vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária dos 17 anos, que começa a partir desta quinta-feira (02).
Durante a entrevista, a coordenadora explicou que existem algumas ressalvas em relação à vacinação para esta faixa etária. Por enquanto, só podem tomar a 1ª dose do imunizante em Arapiraca as pessoas com 17 anos de idade que possuem algum tipo de comorbidade ou alguma deficiência permanente. Para os casos de comorbidade, é necessária a comprovação mediante a apresentação de algum documento que ateste o problema de saúde. Gestantes e puérperas da mesma faixa etária também podem tomar a vacina.
Mônica Susy explicou que essas restrições em relação à vacinação para o público de 17 anos ocorre porque esta faixa de idade ainda não foi incluída no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação contra a covid-19, o que desobriga o governo federal de enviar doses para a vacinação da faixa dos 17 anos. Mesmo assim, existe a perspectiva de que a faixa atingida vá caindo aos poucos, até atingir os adolescentes com 12 anos de idade, complementou a Coordenadora.
Por esse motivo, disse Mônica Susy, os municípios que se comprometerem a reduzir a faixa etária para os 17 anos desse vacinar esse público com as doses que já dispõem. Essa decisão foi tomada após reunião do COSEMS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Alagoas) ocorrida nesta terça-feira (31), que orientou os municípios a só avançarem para a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos em geral, quando o Ministério da Saúde garantir e enviar as doses de vacina Pfizer para esta finalidade, a não ser que o município disponha de doses em estoque.
Mônica Suzy também falou sobreu a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19, em princípio , para o público idoso.
Assista a entrevista:
Últimas notícias
Governo de Alagoas destina R$ 1 milhão ao CRB por meio de emenda
Cabo Bebeto cobra fim das promessas e data para conclusão do aeroporto de Maragogi
Prefs na Área leva serviços públicos ao povoado de São Bento, em Maragogi
Agosto Lilás leva campanha contra violência às mulheres para campo de futebol
Mulher de 54 anos fica ferida após cair de patinete na orla de Maceió
Teca Nelma cobra explicações sobre investimentos do Iprev no Banco Master
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
