Covid -19

[Vídeo] Coordenadora de Imunização fala sobre vacinação na faixa dos 17 anos e aplicação da 3ª dose em Arapiraca

Já podem se vacinar a partir desta quinta (02) quem tem 17 anos e possui comorbidade ou deficiência permanente

Por 7Segundos 01/09/2021 18h06 - Atualizado em 01/09/2021 20h08
[Vídeo] Coordenadora de Imunização fala sobre vacinação na faixa dos 17 anos e aplicação da 3ª dose em Arapiraca
Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Susy - Foto: Gonzaga Júnior/7Segundos

Em entrevista ao Portal7Segundos, a Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis do município de Arapiraca, enfermeira Mônica Susy, detalhou as informações relativas à vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária dos 17 anos, que começa a partir desta quinta-feira (02).

Durante a entrevista, a coordenadora explicou que existem algumas ressalvas em relação à vacinação para esta faixa etária. Por enquanto, só podem tomar a 1ª dose do imunizante em Arapiraca as pessoas com 17 anos de idade que possuem algum tipo de comorbidade ou alguma deficiência permanente. Para os casos de comorbidade, é necessária a comprovação mediante a apresentação de algum documento que ateste o problema de saúde. Gestantes e puérperas da mesma faixa etária também podem tomar a vacina. 

Mônica Susy explicou que essas restrições em relação à vacinação para o público de 17 anos ocorre porque esta faixa de idade ainda não foi incluída no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação contra a covid-19, o que desobriga o governo federal de enviar doses para a vacinação da faixa dos 17 anos. Mesmo assim, existe a perspectiva de que a faixa atingida vá caindo aos poucos, até atingir os adolescentes com 12 anos de idade, complementou a Coordenadora.

Por esse motivo, disse Mônica Susy, os municípios que se comprometerem a reduzir a faixa etária para os 17 anos desse vacinar esse público com as doses que já dispõem. Essa decisão foi tomada após reunião do COSEMS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Alagoas) ocorrida nesta terça-feira (31), que orientou os municípios a só avançarem para a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos em geral, quando o Ministério da Saúde garantir e enviar as doses de vacina Pfizer para esta finalidade, a não ser que o município disponha de doses em estoque.

Mônica Suzy também falou sobreu a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19, em princípio , para o público idoso.

Assista a entrevista: