Arapiraca

Mensagens de valorização da vida são invadem Centro Administrativo de Arapiraca

Especialistas apontam que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados

Por 7Segundos com Assessoria 10/09/2021 19h07 - Atualizado em 10/09/2021 19h07
Mensagens de valorização da vida são invadem Centro Administrativo de Arapiraca
Campanha Setembro Amarelo invade Centro Administrativo de Arapiraca - Foto: Samuel Alves/Ascom Arapiraca

O mês de setembro carrega uma das campanhas nacionais mais necessárias, com foco na prevenção ao suicídio. Nesta sexta-feira (10), o Setembro Amarelo “invadiu” o Centro Administrativo Municipal, levando mensagens positivas de valorização da vida aos servidores públicos e visitantes.

Em Arapiraca, a campanha é realizada de forma integrada, mas é coordenada pela Rede de Atenção Psicossocial, ligada à Secretaria Municipal de Saúde.

Na ação desta sexta, servidores e visitantes foram recepcionados pelas equipes de saúde, que compartilharam mensagens de incentivo ao som do multi-instrumentista Ronny Peterson. O grupo também realizou o peregrinação pelas secretarias e órgãos municipais.

De acordo com a coordenadora, a psicóloga Cledja Almeida, o tema tem sido abordado de forma responsável e descentralizada, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e Escolas Públicas Municipais.

“A prevenção ao suicídio é uma bandeira que precisa ser levantada, pois este é um mal que pode ser combatido. Estimativas apontam que 90% dos casos de suicídio seriam evitados se os sinais da depressão fossem identificados precocemente”, explicou a profissional.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA O RESTO DO MÊS:

- 15/09 – 14h – Webconferência sobre Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, onde serão abordados temas como: a importância do acolhimento, escuta qualificada e atitudes frente às situações de ideação/tentativa de suicídio;
- 22/09 – 8h – Fórum Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio, de forma híbrida, no auditório do Senai, em Maceió;
- 30/09 – 9h – Encerramento com a Blitz Todos pela Vida, com agentes do Caps Nise da Silveira, na Avenida Lamenha Filho;
- Obs.: A temática será abordada durante todo o mês, de forma descentralizada, nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social, escolas e demais dispositivos do município.