Descentralização das prerrogativas da OAB/AL são tema do Papo Reto em Penedo
O Papo Reto em Penedo também abordou a interiorização e descentralização dos serviços da Ordem
Defender as prerrogativas da advocacia e descentralizar os serviços da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas, foram os temas centrais do Papo Reto, evento da pré-candidatura de Ednaldo Maiorano e Manuela Gatto à presidência e vice da OAB-AL, realizado em Penedo, quinta-feira (8), assim como a sintonia entre as subseções e a seccional como vetor de avanço da entidade.
Para Maiorano, defender as prerrogativas é defender a altivez. "É necessário que sejamos altivos para que possamos manter os diálogos institucionais e, de forma concreta, abrir os espaços para uma advocacia cada vez mais forte e respeitada. Precisamos de serenidade, lucidez, conhecimento das instituições e de seus atores para que os próprios advogados e membros de outras esferas de poder, saibam ainda mais sobre nossas condições", explicou.
Atual presidente da Caixa Assistência, braço social e solidário da Ordem, Maiorano participou ativamente da criação da diretoria de prerrogativas da OAB-AL e do Plantão de Prerrogativas, com o objetivo de ampliar a defesa dos advogados.
O Papo Reto em Penedo também abordou a interiorização e descentralização dos serviços da Ordem. Manuela Gatto aponta essas ações como formas de acolher e incluir jovens advogados e advogadas. "Nós visamos fortalecer a Ordem e isso passa por esse processo, de aproximação, inclusive o Papo Reto já é uma ação nesse sentido, a de ouvir e saber os anseios da classe espalhada por todo o estado e transformar essas propostas em ações concretas", reforçou. Segundo ela, ações como o aparelhamento das subsecções, a criação da comissão de prerrogativas e ampliação dos serviços da Escola Superior de Advocacia são projetos para a interiorização e fortalecimento da Ordem.
Fernanda Marinela, primeira presidente mulher da OAB-AL (2016-2018), participou do evento e citou o uso da tecnologia como um instrumento facilitador do Direito: "Audiências, despachos e outras ações podem ser realizadas virtualmente, o que diminui o custo e auxilia escritórios e a própria Ordem na sua sobrevivência financeira".
Advocacia no Baixo São Francisco - A subsecção de Penedo abrange oito municípios da região do Baixo São Francisco. Luciana Alves, pré-candidata à presidência dessa subsecção e participante do Papo Reto, apontou que nos últimos anos a região teve reforços na estrutura para o trabalho de advogados e advogadas. "Nós conseguimos a criação da sala da advocacia, na delegacia de Penedo, estruturamos, no período de pandemia, a sede para audiências virtuais e escritórios de home office. Foram ganhos importantes, mas esse trabalho deve ser contínuo e é de suma importância a presença da advocacia penedense para que isso se concretize", completou.
O Papo Reto reúne advogados e advogadas para dialogar e construir propostas para a futura candidatura à presidência da OAB-AL. Já realizado em Arapiraca, Maceió e Penedo, nesta quinta, o Papo Reto será levado para todas as regiões de Alagoas.
Últimas notícias
Primeira Superlua de 2026 pode ser vista neste sábado (03)
Parque Aquático do Clube do Servidor abrirá neste primeiro fim de semana de 2026
Tia Júlia, Paulo Dantas, Silvio Camelo e Júlio Cezar anunciam novos serviços para o Santa Rita
Motorhome desce ladeira e cai no Rio São Francisco em Piranhas
Leonardo Dias denuncia sofrimento de pacientes em UPAs e cobra autoridades
Motociclista morre após engavetamento na BR-316, em Atalaia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
