Baixo São Francisco

Descentralização das prerrogativas da OAB/AL são tema do Papo Reto em Penedo

O Papo Reto em Penedo também abordou a interiorização e descentralização dos serviços da Ordem

Por 7Segundos com Assessoria 10/09/2021 19h07 - Atualizado em 10/09/2021 19h07
Descentralização das prerrogativas da OAB/AL são tema do Papo Reto em Penedo
Descentralização das prerrogativas da OAB é tema de encontro - Foto: Assessoria

Defender as prerrogativas da advocacia e descentralizar os serviços da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas, foram os temas centrais do Papo Reto, evento da pré-candidatura de Ednaldo Maiorano e Manuela Gatto à presidência e vice da OAB-AL, realizado em Penedo, quinta-feira (8), assim como a sintonia entre as subseções e a seccional como vetor de avanço da entidade.

Para Maiorano, defender as prerrogativas é defender a altivez. "É necessário que sejamos altivos para que possamos manter os diálogos institucionais e, de forma concreta, abrir os espaços para uma advocacia cada vez mais forte e respeitada. Precisamos de serenidade, lucidez, conhecimento das instituições e de seus atores para que os próprios advogados e membros de outras esferas de poder, saibam ainda mais sobre nossas condições", explicou.

Atual presidente da Caixa Assistência, braço social e solidário da Ordem, Maiorano participou ativamente da criação da diretoria de prerrogativas da OAB-AL e do Plantão de Prerrogativas, com o objetivo de ampliar a defesa dos advogados.

O Papo Reto em Penedo também abordou a interiorização e descentralização dos serviços da Ordem. Manuela Gatto aponta essas ações como formas de acolher e incluir jovens advogados e advogadas. "Nós visamos fortalecer a Ordem e isso passa por esse processo, de aproximação, inclusive o Papo Reto já é uma ação nesse sentido, a de ouvir e saber os anseios da classe espalhada por todo o estado e transformar essas propostas em ações concretas", reforçou. Segundo ela, ações como o aparelhamento das subsecções, a criação da comissão de prerrogativas e ampliação dos serviços da Escola Superior de Advocacia são projetos para a interiorização e fortalecimento da Ordem.

Fernanda Marinela, primeira presidente mulher da OAB-AL (2016-2018), participou do evento e citou o uso da tecnologia como um instrumento facilitador do Direito: "Audiências, despachos e outras ações podem ser realizadas virtualmente, o que diminui o custo e auxilia escritórios e a própria Ordem na sua sobrevivência financeira".

Advocacia no Baixo São Francisco - A subsecção de Penedo abrange oito municípios da região do Baixo São Francisco. Luciana Alves, pré-candidata à presidência dessa subsecção e participante do Papo Reto, apontou que nos últimos anos a região teve reforços na estrutura para o trabalho de advogados e advogadas. "Nós conseguimos a criação da sala da advocacia, na delegacia de Penedo, estruturamos, no período de pandemia, a sede para audiências virtuais e escritórios de home office. Foram ganhos importantes, mas esse trabalho deve ser contínuo e é de suma importância a presença da advocacia penedense para que isso se concretize", completou.

O Papo Reto reúne advogados e advogadas para dialogar e construir propostas para a futura candidatura à presidência da OAB-AL. Já realizado em Arapiraca, Maceió e Penedo, nesta quinta, o Papo Reto será levado para todas as regiões de Alagoas.