Política

Rodrigo Cunha garante vinda da Carreta do Hospital do Amor para Alagoas

A Carreta do Hospital de Amor é um moderno caminhão adaptado para atender a população

Por 7Segundos com Assessoria 13/09/2021 16h04
Rodrigo Cunha garante vinda da Carreta do Hospital do Amor para Alagoas
Senador Rodrigo Cunha (PSDB) - Foto: Reprodução

Após garantir mais de R$ 14 milhões em recursos para a construção do Hospital de Amor na cidade de Arapiraca – unidade que será especializada na prevenção e no diagnóstico do câncer – o senador Rodrigo Cunha (PSDB) anunciou mais um importante investimento para a saúde de Alagoas: a chegada ao estado da Carreta do Hospital do Amor, unidade móvel que vai percorrer os municípios alagoanos realizando exames preventivos com foco na saúde da mulher.

“O Hospital de Amor de Arapiraca está sendo construído com investimentos que garanti em Brasília, ao lado de mais R$ 14 milhões assegurados pela deputada Tereza Nelma (PSDB). Será uma unidade de referência na prevenção e no diagnóstico do câncer, e já começa a funcionar nos próximos meses. Agora, além da construção da unidade de prevenção e diagnóstico, conseguimos a confirmação da vinda da Carreta do Hospital de Amor para Alagoas, levando ainda mais saúde para as alagoanas”, disse Rodrigo Cunha nesta segunda-feira (13).

A Carreta do Hospital de Amor é um moderno caminhão adaptado, composto por uma recepção, mamógrafo digital de última geração e sala de coleta de exame de Papanicolau, para realização de exames de rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Depois dos exames, se for detectado algum tipo de alteração ou indícios de patologias, a paciente será encaminhada para tratamento médico. A expectativa é que ambos os serviços, Hospital físico e unidade móvel, estejam em funcionamento no primeiro semestre de 2022.

O diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno aumentam em até 95% as chances de cura das neoplasias malignas de mama e do útero, e conforme o Ministério da Saúde (MS) a redução da idade para o exame preventivo é fundamental. Recentemente Rodrigo Cunha fez uma visita à sede do Hospital de Amor, em Barretos, e tratou dos detalhes finais para a conclusão das obras em Arapiraca e a chegada da Carreta no estado. Quando pronto, o Hospital de Amor vai beneficiar a população de Arapiraca e de mais 46 municípios da 2ª macrorregião de saúde de Alagoas.

A unidade móvel terá capacidade de oferecer exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos e papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos. A unidade fixa, além desses exames, também vai oferecer diagnóstico com exames de biopsia, ultrassom e as consultas médicas com especialistas em mastologia e ginecologia. Para realizar o trabalho nas unidades fixa e móvel do Hospital, serão contratados profissionais que serão treinados em Barretos (SP). “Trata-se de um grande investimento para a saúde de Alagoas e seguiremos lutando em Brasília por atendimento digno e de excelência em saúde para nossa gente”, concluiu o senador.