Túlio Freire apresenta projeto que prevê distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda
Regulamentação visa garantir o direito constitucional de acesso à saúde
O vereador Túlio Freire (PP), apresentou projeto de lei na última terça-feira (21), defendendo o fornecimento gratuito de absorventes a estudantes e mulheres em situação de vulnerabilidade social e de rua.
A falta de acesso aos absorventes higiênicos atinge milhares de mulheres em todo país. Papel higiênico, jornal, pedaços de pano, entre outros, são algumas das alternativas buscadas por elas para conter o fluxo de todos os meses.
A regulamentação visa garantir o direito constitucional de acesso à saúde, a plena conscientização acerca da menstruação, além de assegurar o acesso ao absorvente higiênico como fator de redução da desigualdade social.
“Este projeto é de suma importância, visto que além de ser um problema de saúde pública, afeta diretamente em vários desempenhos de mulheres que vivem em situação de extrema pobreza, afastando de suas atividades como estudar, trabalhar e até mesmo realizar suas tarefas domésticas”, afirmou o vereador.
O Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, fornecerá os absorventes higiênicos em quantidade necessária.
Para ter direito ao absorvente, as beneficiadas deverão realizar seu cadastro em qualquer unidade de Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS), do município de Arapiraca.
Haverá também campanhas informativas para todos os públicos. Além de palestras e cursos em todas as escolas a partir do ensino fundamental II, nos quais abordem a menstruação e seu ciclo como um processo natural do corpo feminino, uma forma de evitar e combater a evasão escolar em decorrência dessa questão.
É importante frisar, que o Senado aprovou um mesmo projeto da Câmara, sem mudanças e agora segue para a sanção presidencial.
A matéria proposta pelo vereador Túlio Freire segue para aprovação em sessão a ser realizada nos próximos dias.
Últimas notícias
Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça
Weverton reage a convocação para disputar a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira
Diretor da OMS afirma estar ‘profundamente preocupado’ com epidemia de Ebola no Congo
Monumento Natural do Rio São Francisco recebeu mais de 1,1 milhão de visitantes em 2025
Corpo do ex-comandante aéreo de AL será velado e cremado nesta terça
Família de João Pedro juntou-se para ver convocatória... mas não foi chamado
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
