Saúde

[Vídeo] Com 80% das obras concluídas, UPA de Arapiraca deve ser inaugurada mês que vem

Unidade funcionará 24 horas por dia, os sete dias da semana, com atendimentos de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia

Por 7Segundos 23/09/2021 12h12 - Atualizado em 23/09/2021 12h12
[Vídeo] Com 80% das obras concluídas, UPA de Arapiraca deve ser inaugurada mês que vem
Obras da nova UPA de Arapiraca construída pelo governo estadual no Bairro Itapoã - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

As obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Arapiraca executada pelo governo do estado seguem em andamento no Bairro Itapoã, em Arapiraca. Homens e máquinas trabalham no local para cumprir o cronograma estabelecido pelo setor de engenharia da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) que prevê a a inauguração da nova UPA em outubro próximo. 80% das etapas de construção já foram concluídas.

Segundo o projeto arquitetônico, a nova unidade será do tipo III e contará com um tomógrafo de última geração. Para assegurar assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade, a UPA de Arapiraca vai dispor de sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e um serviço de tomografia computadorizado. Com isso, poderão ser assistidos usuários com crises e hipertensão, que sofreram derrame e infarto agudo do miocárdio.

A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada em 08 de fevereiro deste ano pelo o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante cerimônia será realizada no Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, no Lago da Perucaba, com a presença do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.  

A construção da nova UPA estadual é mais uma ação do Plano de Regionalização da Assistência Pré-Hospitalar em Alagoas. Assista ao vídeo: