Geral

Tremores de terra são sentidos em Canindé em área próxima a barragens da Chesf

Companhia emitiu nota afirmando que usina está segura e operando dentro da normalidade

Por 7Segundos 29/09/2021 07h07
Tremores de terra são sentidos em Canindé em área próxima a barragens da Chesf
Chesf abastece sistema energético de Alagoas - Foto: chesf

Tremores de terra foram sentidos por moradores do município de Canindé do São Francisco, em Sergipe, na terça-feira (28). O município faz fronteira com Delmiro Gouveia e Paulo Afonso (BA), e fica em uma área próxima a barragem da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), confirmou o tremor de terra, que teve como epicentro o município de Jataúba, em Pernambuco, de magnitude 2.0. O professor Eduardo Meneses, um dos diretores do laboratório, foi ouvido pela imprensa local e informou que, em Canindé do São Francisco, foram sentidos dois tremores, pela manhã e a noite.

“O evento chegou a magnitude maior de 1.3 e os outros em torno de 1 ou menos que isso. A intensidade foi bem pequena mesmo, mas como devem ter sido rasos, foram sentidos pela população”, explicou.

Moradores do município sertanejo afirmaram ter sentido a terra tremer ao mesmo tempo que ouviam estrondos.

Ainda na terça-feira, a Chesf emitiu uma nota a respeito dos tremores de terra, informando que possui estações sismográficas próprias e garantindo a segurança da barragem.

Nota de esclarecimento - Xingó

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que a Usina Hidrelétrica de Xingó se encontra em condições seguras, operando em total normalidade.

Todas as barragens da Chesf são monitoradas de forma contínua, com procedimento de rotina de inspeção local e avaliação dos instrumentos de segurança.

A Empresa possui estações sismográficas que registram tremores de terra sempre que eles ocorrem. Os últimos tremores verificados nas proximidades da usina não ocasionaram anormalidades nas estrutura da Instalação.

A Chesf reafirma a sua permanente atuação no sentido de garantir a segurança de todas as suas instalações.