Saúde

Arapiraca inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Até dia 29 de outubro, município quer atualizar caderneta de vacinação da população menor de 15 anos

Por 7Segundos 30/09/2021 13h01
Arapiraca inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes
Campanha vacina crianças e adolescentes até 15 anos - Foto: Reprodução

A partir desta sexta-feira (1º), Arapiraca adere a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como público-alvo crianças e adolescentes com 15 anos incompletos. Os imunizantes estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha tem como objetivo reduzir o número de oportunidades perdidas de vacinação e a atualização da Carderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente.

A Campanha de Multivacinação, irá ofertar os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinas desde os recém-nascidos aos adolescentes com 14 anos, 11 meses e 29 dias, que não foram vacinados ou que estão com os esquemas de vacinação incompletos.

“É muito importante que consigamos vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes durante o período de campanha. Manter a caderneta de vacinação em dia é uma questão de saúde pública”, explicou a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, Mônica Suzy.

Como fazer

Para receber as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, os pais ou responsáveis devem levar a crianças ou adolescente à UBS de referência da localidade onde a família reside e apresentar o CPF e o Cartão Nacional de Saúde.

As crianças e adolescentes que estejam, no momento, apresentando sintomas compatíveis com Covid-19 - mesmo que a suspeita não tenha sido confirmada - devem adiar a vacinação até que os sintomas desapareça, com tempo mínimo de isolamento de 14 dias a partir do início dos sintomas.