Encerramento da Campanha do Setembro Amarelo em Arapiraca contou com blitz de valorização da vida
Durante todo o mês, a Prefeitura de Arapiraca, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, realizou diversas ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês em que se concentram as atividades de prevenção ao suicídio e à valorização da vida. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) promoveram palestras destinadas aos seus usuários.
Nesta quinta-feira (30), a campanha foi finalizada com uma blitz educativa realizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, próximo ao Terminal Rodoviário Deputado Nezinho.
Os veículos que paravam no semáforo eram abordados pelos profissionais de saúde, que distribuíam panfletos sorrisos e palavras positivas.
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Cledja Almeida, explicou que apesar do fim da campanha, o assunto deve ser debatido durante todo o ano, para evitar que mais vidas sejam perdidas.
“A prevenção ao suicídio é uma bandeira que precisa ser levantada, pois este é um mal que pode ser combatido. Estimativas apontam que 90% dos casos de suicídio seriam evitados se os sinais da depressão fossem identificados precocemente”, explicou a profissional.
A blitz educativa de valorização da vida contou com a parceria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que controlou o tráfego para evitar acidentes.
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA
Paralelo a isso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) desenvolve um trabalho muito importante de apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia.
O serviço é promovido por voluntários, mas o número de pessoas atuando ainda é baixo para suprir toda a demanda de Arapiraca.
Sendo assim, o CVV de Arapiraca está com inscrições abertas para o cadastro de novos voluntários. O processo de seleção de voluntários é a porta de entrada para o CVV, e é aberto a qualquer pessoa maior de idade, que tenha disponibilidade para prestar um serviço voluntário.
Os selecionados passarão por curso gratuito de formação, que terá início no dia 2 de outubro, das 8h às 12h, e acontecerá de forma online, através da plataforma Google Meet.
Para se inscrever é só clicar no link abaixo:
INSCRIÇÃO PARA VOLUNTARIADO NO CCV