Arapiraca

[Vídeo] Desempregadas, mãe e filha precisam de ajuda para manter a família em Arapiraca

Abandonadas pelos ex-companheiros e sem recursos, mãe e filha moram de favor tentam sobreviver e sustentar à família com cinco crianças com ajuda e doações

Por 7Segundos 01/10/2021 07h07 - Atualizado em 01/10/2021 07h07
[Vídeo] Desempregadas, mãe e filha precisam de ajuda para manter a família em Arapiraca
Mãe e filha precisam de ajuda para manter a família com cinco crianças - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

Maria José Neto, de 62 anos, nasceu em Bom Conselho, em Pernambuco, e aos 20 e poucos anos foi tentar a sorte em São Paulo. Mas, depois de morar por lá por quase 39 anos, decidiu voltar com a filha e os netos para o Nordeste e chegou a Arapiraca.

Ela mora de favor em uma casa, sem água potável e poucos móveis, em uma propriedade rural na Estrada Mané Goiaba, no bairro Canafístula. O único recurso que tem é o Bolsa Família, de R$ 200,00.

Na manhã da quinta-feira (30), último dia de setembro, de surpresa, ela recebeu a equipe do Portal 7Segundos, depois de ter ganho uma cesta básica, já que não tinha nenhuma comida para alimentar a família.

A filha de dona Maria, Tatiana da Silva, tem 36 anos, e está passando necessidades junto com a mãe e os cinco filhos. Em Arapiraca ela ainda tentou um emprego de doméstica, logo depois que teve a filha caçula, Natália, de um ano e quatro meses. Rafael tem três anos; Gustavo cinco anos; Douglas tem seis anos e o Davi, que é o mais velho, tem oito anos de idade.


O pai de dona Maria, é um agricultor aposentado que mora com outra mulher em Bom Conselho, e a madrasta não aceitou a volta da família para morar na casa do pai. Assim, ela chegou a Arapiraca e tentou se estabelecer por aqui. Mas, o proprietário da casa onde ela mora precisa ocupar a casa que ela mora de favor para um futuro empregado da fazenda.

A família sequer tem um telefone celular para se comunicar e está sobrevivendo de doações. O alimento que ganha é feito em um fogão à lenha improvisado no alpendre a casa. Eles precisam de comida, roupas e material de higiene pessoal.

Solidariedade

Quem puder ajudar a família de dona Maria José pode encaminhar donativos para a redação do Portal 7Segundos, no Arapiraca Garden Shopping, que o site se compromete em entregar na casa da família. E também pode levar até lá, na Estrada Mané Goiaba, primeira rua à direita e a primeira casa, depois que termina o asfalto da via principal do bairro Canafístula.

No vídeo, abaixo, assista a matéria sobre a família de dona Maria José: